eu acho que nao tanto veja por exemplo a India que tem 1.4 bilhões de habitantes e tem menos homicidios per capita que os Eua que um pais de 1 mundo rico onde tem muito mais gente morrendo de obesidade do que de falta de alimentos na Africa temos o exemplo de Ruanda que um pais muito pobre e um dos lugares onde as mulheres mais se sentem seguras andando sozinhas a noite no outro lado temos Africa do sul melhor nivel de desenvolvimento do continente africano um dos maiores indices de crime do mundo enfim minha opinião e a sua opinião

anônimo
Muitas coisas influenciam a violência de um país/região.
Eu acredito que o maior vetor da
violência é a falta de emprego. Inclusive, eu acho que eu comentei sobre isso com você em outra pergunta, comparando regiões do Brasil onde o desemprego estava menor e como isso influenciava na criminalidade. E como regiões do nordeste que havia mais desemprego, influenciava nas taxas de homicídios e roubos. Uma pessoa sem um emprego, sem renda, ela acaba sendo "forçada" a ir para a criminalidade por que como ela vai comer e vestir? A pobreza em si não é justificativa, se ela tem um emprego, ela come, ela bebe, ela veste, ela tem um lugar para morar, mesmo que simples, não tem nenhuma razão para partir para a criminalidade, a não ser que seja por ganância ou por querer mais, mas aí entramos em um debate mais profundo. Outras coisas que podem influenciar na taxa de criminalidade é a falta de um sistema de justiça rápida e firme, políticas sociais básicas como acesso à educação, saúde e ao policiamento. A presença de uma polícia bem treinada em todos os lugares é importante para inibir e intimidar criminosos. A cultura do país também é importante, países com uma população mais pacifista faz muita diferença. Fora isso, não tem outro motivo, o resto são desculpas.
O problema dos Estados Unidos é mais cultural. É um país extremamente consumista e ganancioso, cuja população acredita que você ter mais ou menos dinheiro é sinal de "sucesso pessoal", e nem tudo se resume a dinheiro e gastança. Praticamente não existe mais influência da religião nos EUA, e quando existe, é de uma forma totalmente radical e deturpada. A liberdade americana é boa, mas também tem seus custos, que alimenta diversas ondas e correntes de pensamentos delirantes. Muita gente ali é influenciada por pensamentos extremistas de ódio e violência, mistura isso a um país onde em muitos lugares você tem acesso a armas de fogo com extrema facilidade, não tem erro. O problema é complexo.