Esta foi a primeira vez que os Estados Unidos usaram o método da asfixia por nitrogênio para executar um prisioneiro condenado à morte. O caso ganhou repercussão e foi alvo de questionamentos por órgãos que defendem os direitos humanos.
Os advogados de Smith tentaram reverter a execução até o último momento. No entanto, a Suprema Corte dos Estados Unidos negou os recursos e determinou que a operação prosseguisse.
Smith recebeu a última refeição na manhã de quinta-feira. De acordo com as autoridades penitenciárias, ele comeu bife, batatas fritas e ovos. Qualquer alimento sólido foi proibido a partir das 10h (13h, em Brasília)
A execução começou às 19h53, pelo horário local (22h53, em Brasília). Cinco jornalistas foram autorizados a acompanhar o procedimento através de um vidro. Parentes do prisioneiro também estavam no local.
Antes do início da execução, Smith fez uma declaração final afirmando que a humanidade estava dando um passo para trás, em referência ao método usado para a morte.
Ele também mandou um recado para os parentes: "Vou embora com amor, paz e luz", disse ele, segundo uma das testemunhas. "Amo todos vocês."
Smith foi declarado morto às 20h25 (23h25, em Brasília).
Às vezes questionamos se essa é a melhor saída para os presos, tendo em vista que as maiores potências, China, EUA e Japão ainda executam criminosos perigosos. Mas quando você pensa o que esse monstro fez com a mulher, por que devemos ter pena e dar uma chance a alguém que matou outra pessoa? Enfim, é uma reflexão interessante.
FONTE: https://shorturl.at/astY9
Isso é morte por tortura. Ele ao menos foi sedado? Bizarro. Eu preferiria morrer fuzilado,
tá doido. Até pra abater animal se dão ao trabalho de sedar.Países como Bélgica já fazem eutanásia há mais de 20 anos. Colocam o paciente em um sono e em menos de 1 minuto ele morre. É um combo de embutramina, pra paralisar o corpo e a respiração, mas com tetracaína, um anestésico poderoso pra evitar dor. Sem sofrimento. Cê primeiro dorme e depois apaga.
Nitrogênio te asfixia, cê vai convulsionar legal até sufocar. Imagina o desespero, ainda mais amarrado a uma maca.
Não tenho pena do cara, matou e merece morrer. Mas acho que o Alabama faz isso mais pra ter um efeito moral e vagabundo pensar duas vezes antes de fazer merda. Fora que tá ficando caro arrumar os ingredientes da injeção, muitas farmacêuticas estão se negando a fornecer pra esse fim.
Vão esperar algum procedimento desse dar errado igual a injeção letal, o cara ficar apenas em estado vegetativo ou o que for, pra terem outra brilhante ideia.