Melhor no sentido de desenvolvimento + impacto + legado + como pegou X como
deixou:1º Vargas: rompeu com o colonialismo da República do café com leite, regulou o controle do café pra enfrentar os efeitos da crise junto com os efeitos da crise de 29, Brasil foi o primeiro país do mundo a voltar à taxa de crescimento anterior. Criou a companhia siderúrgica nacional, Petrobrás, Eletrobras, Vale do rio doce e o BNDES. Instituiu a lei sindical, CLT, salário mínimo, à época o maior programa de redistribuição de renda, Pesa contra ele o flerte com o fascismo, autoritarismo, perseguiçao aos comunistas. Pegou um país controlado por oligarquia e entregou uma república democrática e com projetos nacionais de desenvolvimento e industrialização.
2º Kubitschek: crescimento do PIB 8% ao ano, milagre econômico foi resultado do seu Plano de Metas, os 50 anos e 5. Brasília, plano de interiorização do país, transição energética pras hidrelétricas. Refinaria de Duque de caxias, a primeira construída pela Petrobrás. Produção industrial cresceu quase 90% e o país passou de 800km pra quase 15 mil km de estradas asfaltadas.
Rompeu com o FMI que queria frear nosso crescimento com mesmo papo de hoje, austeridaaaaade. Pah puta que o pariu. Até hoje, o salario mínimo teve o maior poder real de compra no seu governo.
3º Jango: 3 tentativas de golpe e ainda assim foi pra cima taxou remessas de lucro pro exterior. País cresceu 5% ao ano. Se não fosse o golpe, teria feito reforma agrária e as reformas de base. Muitas delas foram incorporadas mais tarde na constituição de 88.
4º Itamar: desfez muitas das cagadas do Collor. Foi pra cima do sistema financeiro e fez o que tinha que fazer pra acabar com a hiperinflação. Se por um lado freou a desindustrialização, por outro privatizou a CSN e passou a tocha pro FHC. Coisa que se arrependeu pro resto da vida.
5º seria o Nine, pelo governo I e II. Como o III não acabou, deixa o Geisel. Fim do AI-5, Itaipú e o último Projeto Nacional.