Vou fazer 21 anos esse ano e estou sem trabalho, curso e parada dentro de casa. O que eu faço?

Em 2023 eu arrumei um curso técnico, mas larguei para trabalhar como operadora de caixa só que eu fiquei na empresa menos de um mês, não estava suportando o desvio de função meus pés tavam machucado pq ficava horas em pé de sapatilhas, não tinha horário fixo trocava de horário toda semana e 1 dia de folga também, meus colegas competiam comigo e ficava tentando me queimar para a gerente não gostar da minha pessoa. E sinto que esse ano vou ficar sem curso e sem trabalhar aos 21 anos e tô me sentindo um fracasso.
anônima
anônima
anônima
anônima
01/02/2024 10h47

Já tive 21 anos como vc e me arrependo de muitas coisas que deixei de

fazer. Uma delas foi sair de empregos porque trabalhava demais, porque não tinha folgas no fim de semana, porque tinha panelinha que me prejudicava, etc. Sempre tinha uma desculpa pra eu achar que tinha que sair. E o pior, meus pais "me apoiavam" nisso. Diziam que eu iria arrumar algo melhor, que aquilo não era emprego pra mim, e que "eu não estava passando fome" pra me sujeitar a isso. E eu, muito burra, acabei caindo na pilha deles. Fui fraca e não encarei de frente como deveria.

Hoje, tenho 30 anos, tô sem emprego e sem estudo. A única conquista na vida que eu tenho, é um curso de inglês que eu concluí graças a uma ONG, mas que pra uma pessoa como eu, que passou dos 18 aos 30 pulando de emprego em emprego, isso não me serve de nada.
Hoje em dia, eu dependo financeiramente deles, luto contra a depressão e ainda preciso aguentar eles me humilhando e jogando na minha cara que sou preguiçosa, sendo que eles me ajudaram a ser assim. Tem dias que eu perco até a noção do tempo, de tanto passar meus dias em casa. Hoje em dia eu pareço mais uma empregada doméstica deles do que filha. Faço isso em troca de comida e um teto pra morar. Me sinto tão perdida que vez ou outra tenho pensamentos ruins passando pela minha cabeça. Às vezes acho que minha vida não tem mais jeito.

Mas vc é muito jovem. Queria eu ter 21 anos de novo.
Meu conselho pra você é: faça qualquer coisa, MAS FAÇA! Não importa se paga mal, apenas faça. Não fique parada como eu fiquei. Toda vez que te colocarem pra trabalhar a mais ou vc se sentir exausta, use isso como motivação pra estudar e arrumar algo melhor. Estude sobre inteligência emocional e aprenda a lidar com as pessoas ruins que vc vai cruzar no seu trabalho. A vida só acontece pra quem se mexe, e infelizmente, eu tenho sofrido na pele pra aprender essa lição.