Para se tornar docente em uma UF é necessário passar em um concurso público, por que tem menos pessoas de direita que passa?

anônimo
Primeiro eu acho importante desmistificar esse negócio de que universidades federais (ou públicas de um
modo geral), são dominadas pela esquerda.Estudei em uma faculdade federal e posso assegurar que isso nao é verdade (ou quando muito é uma meia verdade).
Alguns cursos como Filosofia, Ciencias politicas, servico social e outros normalmente ligados a àrea de humanas normalmente sao sim dominados pela esquerda (por isso falei que é uma meia verdade). Contudo, o pessoal desses cursos sao minoria. Sucede que por serem uma minoria barulhenta (vivem fazendo protestos e eventos contra o capitalismo) acabam passando a falsa sensação de que sao maioria.
Eu estudei Direito. Dos alunos com quem eu convivia, eu estimo que no máximo uns 25 por cento era esquerda fanático. A maioria é de centro esquerda (ou esqueda light como alguns gostam de falar). Contudo, tem uns 15 por cento de Direita (normalmente os filhos de familias mais abastadas).
Em Medicina a maioria dos alunos sao de direita. Afirmo com toda certeza.
Convivi com poucas pessoas da area de computacao e outras ciencias relacionadas a tecnologia. Contudo, dentro do pouco que eu observava, a maioria é de direita também.
Sobre o fato de a maioria dos professores que passam ser de esquerda, acredito que seja o fato de serem servidores públicos. A Direita prega a diminuicao do tamanho do estado (e consequentemente, do salários dos servidores). Claro que a maioria das pessoas que entrarem nao vao apoiar isso.