Sim e não.
Tem gente que está gorda/é gorda porque não sabe comer equilibradamente e não
sabe gerir as quantidades (e não tem que se ser o louco da balança para gerir quantidades, dentro do que é decente) e tem gente que leva os hábitos de casa e mantem-os (por mais que seja bem fodido largar algo que passamos a vida a conhecer, não faz disso menos escolha, porque eu posso escolher especialmente morando longe/fora da casa da pessoa que me ensinou isso).Por outro lado tem as pessoas que passam por medicação que deixa o corpo todo com mais gordura e até disforme... O que é "normal", a pessoa não vai deixar de curar a saúde para ser uma top model. E claro genética.
Tem gente que depois por exemplo de engravidar fica com problemas hormonais e dificilmente perde peso (não estou a falar de todas), incluindo tem uma senhora tinha peito pequeno e que com a gravidez fico com peito tão grande que teve que operar... E quem fala do peito né...
...
Por outro lado tem questão de saúde mental, que acho que está entre o limbo de escolha e não escolha, no meu ponto de vista.
Porque nem sempre a pessoa consegue por exemplo ir caminhar, gritar ou chorar nas situações onde está... Aí é as vezes forçada a ir para uma escolha diferente... Mas depende muito, diria eu.