O Brasil seria um país melhor se fosse uma monarquia.

*Não tô falando de volta da dinastia lixo de portugal e seus descendentes ao poder, mas tô falando de arrumar um rei pro Brasil que seja amplamente reconhecido por todos pela capacidade de reinar.

Tipo, atualmente quando um politico rouba ele está roubando o Estado, se tivesse um rei o politico teria que roubar à monarquia - e portanto ao rei.
Logo, seria do interesse do rei acabar com a corrupção.

Da mesma forma políticos tomam atitudes que prejudicam o país no longo prazo pensando somente em ganhos eleitorais. Se tivesse um rei, este rei iria querer passar o trono a diante, assim ele não ia aceitar coisas que prejudicassem o país a longo prazo.

Além do mais, um rei teria poder para combater certas coisas na marra, tipo mandar executar todos os traficantes e policiais corruptos. Já com a "democracia" que nós temos, antes de a gente conseguir pegar um criminoso já surgiram outros 5. Então um rei com poderes absolutos poderia agir de maneira muito mais rápida e eficaz no combate ao crime.

E aí? Acham que seria uma boa ter um rei?
anônimo
anônimo
01/03/2024 09h52

Não achei uma boa ideia. Do jeito que o Brasil é, quem você acha que

seria rei? Um homem do mais alto gabarito de erudição, apaixonado pelo Brasil e com valores tão nobres que deixaria Jesus Cristo orgulhoso, ou um ladrãozinho analfabeto igual o Lula?

O Brasil seria melhor se houvesse uma descentralização maior dos estados, como ocorre nos EUA. Cada estado teria autonomia para legislar sobre seu código penal, sobre seu código tributário, etc. O próprio contraste entre os estados que acertam e os que erram geraria uma vontade popular para copiar os que acertam.

É evidente, mantendo a federação indivisível. Esse tipo de descentralização leva a explosão de movimentos separatistas.