Sou Gestor, já trabalho fazendo a parte técnica do recrutamento para outras empresas há uns
14 anos. Sendo que nos últimos 7 também tenho recrutado pra minha própria empresa onde acabo fazendo todo o processo seletivo.- Primeiro: Não tem emprego pra todo mundo, e isso não é culpa de nenhuma geração mas sim da economia que tá uma bosta. Logo, tem uma fila de desempregados, por isso o jovem leva desvantagem pois vão ter várias pessoas com qualificação e experiência disputando a mesma vaga do jovem sem experiência. Acho que esse é o principal problema pra quem vai entrar agora.
- Segundo: Falta atitude. Só a título de exemplo, tenho uma amiga que ficou desempregada só que ao invés dela ficar parada esperando cair a vaga do céu ela foi fazer os corres dela. Não está trabalhando na área dela mas está pegando diária em várias outras áreas.
Na entrevista quando eu me deparo com um "jovem" de 25 anos que me fala que está há 7 anos sem gerar nenhum tipo de renda, vivendo exclusivamente às custas dos pais, eu já sei que falta um mínimo de atitude.
Vejo muito isso nessa geração Z. O cara se forma e fica esperando encontrar um emprego na área só mandando curriculos.
Poooorrra velho!
Vai fazer um bico em outra área. Vai panfletar no sinal, vai vender algum produto consignando, vai fazer um canal no youtube para transmitir algum conhecimento. Se eu vejo alguém dizer que já está há mais de 3 meses só entregando currículo e ainda não tomou atitude de fazer nada produtivo ($) já é 90% de chances de eu eliminar esse cara, pois sei que é uma pessoa acomodada e que vai me dar problema no futuro.