Nós somos bombardeados por elas a todo momento: na rua, no trabalho, na internet, nas redes sociais, nas revistas, nos jornais...
Só que a publicidade não vende só produtos e serviços, mas idéias sobre "felicidade". Isso é ensinado na faculdade. Um(a) comercial/propaganda terá muito mais êxito se ao invés de vender uma cerveja, vender a ideia de que bebendo a marca X você se tornará "cool e descolado", ou terá mais chances de pegar uma mulher bonita . Ou ao invés de vender um carro, vender a ideia de "sucesso" que é possuir a marca Y. Ou felicidade, ao invés de vender margarina, um móvel ou uma roupa.
As agências praticamente nos "ditam" o que precisamos para sermos felizes ou bem sucedidos. Fora os atores e modelos usados nelas que quase sempre seguem um padrão de aparência específico.
Até que ponto isso nos influencia? Será que isso tem influência no fato de ter tantas pessoas infelizes e repressivas? Já parou pra pensar e refletir sobre isso?
Só que a publicidade não vende só produtos e serviços, mas idéias sobre "felicidade". Isso é ensinado na faculdade. Um(a) comercial/propaganda terá muito mais êxito se ao invés de vender uma cerveja, vender a ideia de que bebendo a marca X você se tornará "cool e descolado", ou terá mais chances de pegar uma mulher bonita . Ou ao invés de vender um carro, vender a ideia de "sucesso" que é possuir a marca Y. Ou felicidade, ao invés de vender margarina, um móvel ou uma roupa.
As agências praticamente nos "ditam" o que precisamos para sermos felizes ou bem sucedidos. Fora os atores e modelos usados nelas que quase sempre seguem um padrão de aparência específico.
Até que ponto isso nos influencia? Será que isso tem influência no fato de ter tantas pessoas infelizes e repressivas? Já parou pra pensar e refletir sobre isso?

anônima

anônimo
19/05/2018 18h05
Percebi que recebo menos publicidade comparando com antigamente, a televisão era o pivô. Hoje com
a Internet raras exceções, pois uso redes sociais que não possuem (propagandas) além que extensões como adblock ajudam bastante. Eu não moro em um grande centro urbano, portanto muitas propagandas visuais e sonoras são raras exceções.Acho que você pegou o ponto principal, eles transbordam o produto e colocam a conquista de algo que nos trará felicidade, pegando um exemplo prático e as propagandas dos smartphones que focam no momentos legais registrados pela câmera de 12 megapixels.
Eu acho que as agências pescam tendências, algumas podem até ditarem o que é padrão. Embora acredito que eles pescam mais sobre o que está em alta advindo de atores como você citou.
Pode nos trazer infelicidade, sim. Uma expectativa alta com baixo retorno esperado de felicidade é triste.
Uma coisa que sempre me traz felicidade são Mamilos.