Afinal, pardos/mestiços existem ou não?

Vejo muita gente dizendo que pardos, mestiços, morenos, qualquer pessoa com a pele não-branca na verdade são negros. E que existem vários tons da cor negra. Que se uma pessoa negra tem um filho com uma pessoa branca, esse filho será negro. Como as pessoas que se identificam como pardas/mestiças se sentem com isso? Se sentem como massa de manobra?
20/05/2018 13h25

Existe cor de pele sim. Mas raças e algo discutível.

Isso gera muita confusão pq

é difícil você classificar alguém pardo como pardo. Qual é a tonalidade certa do pardo? Marrom claro? Muito claro? Tudo depende de com quem você está comparando.

Exemplo, os negros no Brasil tem uma pele mais clara que a maioria dos negros de determinadas regiões da África. O mesmo ocorre com os brancos, o branco brasileiro é quase moreno se comparado com alguém do norte da Europa, que são brancos que nem leite.

Essas classificoes existem mais por questões de pesquisa social mesmo. Não se deve levar muito a sério, se não fica geral criando mil cores diferentes.

Usa-se o termo pardo só para simbolizar alguém que tem uma tonalidade mais clara que a negra e mais escura que a branca. Mas dentro da parda tem várias gradações, assim como na branca e na negra.

Pelo menos no Brasil a cor da pele e você que decide. Ninguém pode chamar você de preto se você não se identificar como tal. Podendo conter crime de racismo. Por isso que nas pesquisas o entrevistados te pergunta "qual cor vc se identifica?", E vc quem decide.