Vejo muita gente dizendo que pardos, mestiços, morenos, qualquer pessoa com a pele não-branca na verdade são negros. E que existem vários tons da cor negra. Que se uma pessoa negra tem um filho com uma pessoa branca, esse filho será negro. Como as pessoas que se identificam como pardas/mestiças se sentem com isso? Se sentem como massa de manobra?
Pardo é uma cor de pele, não uma etnia.
A maioria dos pardos brasileiros são resultado
da miscigenação entre negros + branco + indígenas. Por serem afrodescendentes essas pessoas podem sim se identificar como negras como uma forma de Identidade Étnica se assim desejarem ou se preferirem podem se identificar como mestiças.Existe a cor parda também entre a maioria dos indígenas e árabes, e alguns judeus, latinos e asiáticos e os mestiços dessas etnias que herdaram o tom de pele. Esses são os pardos que não são negros, já que não são afrodescendentes.
A confusão é que uns costumam usar a definição de negro apenas para as pessoas de pele preta (negro retinto), enquanto outros consideram negro como todos os afrodescendentes que herdaram característica africanas como traços e cabelo, ainda que a pele seja mais clara.
Acho importante dar liberdade à pessoa [afrodescendente] de pele parda se identificar como negra ou mestiça conforme a perspectiva dela.