Percebi uma coisa horrível sobre mim. Quero opiniões de pessoas inteligentes e maduras.

Nunca tive paciência com pessoas lentas, isso é um fato. Mas percebi também que não tenho paciência alguma com pessoas que possuem algum distúrbio ou que possuem a condição de autista.

Eu conheço uma colega minha faz anos e vivo me irritando com ela, sem saber bem o porquê, mas o jeito me irritava. Pouco tempo descobri que ela tem um transtorno mental, coisa que eu nunca havia parado para pensar. E esse tipo de coisa já ocorreu váriaaas vezes.

Antes que me xinguem, eu sei que o problema está em mim e não nas pessoas que possuem algum distúrbio ou autismo (autismo não é doença, sei disso) e gostaria de melhorar isso. Meu pai contratou para trabalhar em nosso negócio uma moça filha do amigo dele que possui autismo nível moderado e eu quero me dar bem com ela.

Como aprender a ser mais paciente e tolerante nesse tipo de situação?
29/03/2024 00h14

Paciência não se aprende, se adquire. Como? Praticando. Se fosse você, seu irmão, seu filho,

como gostaria que ele fosse tratado? Ensine, explique, repita, quantas vezes for necessário. Ao invés de se irritar com a pessoa, trabalhe o seu incômodo, treine se acalmar e no controle.

O erro está em esperar que todos ajam iguais. A frustração vem da expectativa. Se a pessoa é lenta, já conte com a demora, esse é o normal, pelo menos para ela. Não espere que a moça contratada resolva em 20 min o que sabe que ela precisa de 40 ou mais. Não espere que ela aprenda de primeira, já conte que vai ensinar dez, cem, mil vezes. Foque no que ela pode produzir, não no que você ou outro faria no lugar dela.

Como diria o sábio "de cada um, conforme sua capacidade; a cada um, conforme sua necessidade"