Para você, mulheres trans são mulheres?

Se não existe definição do que é uma "mulher"?

Eu acho isso muito vago, querer ser visto como um gênero, sendo que somos pessoas. Um gênero está carregado de estereótipos, pq alg queria ser visto como homem ou mulher? E não como ser humano que é algo muito mais nobre e uma certeza sólida?
anônimo
anônimo
25/04/2024 17h59

Essa obsessão de querer classificar mulher trans como mulher e homem trans como homem vem

da teoria de gênero, que tenta desassociar o sexo biológico do papel de gênero. Acontece que por mais que exista uma percepção de gênero aplicada a um sexo biológico, isso é irrelevante nessa classificação, porque simplesmente não é esse o propósito da linguagem humana. O problema é esse: confundir a linguagem, que é uma ferramenta de comunicação, com uma ferramenta de descrição técnica com conceitos atomizados. A palavra mulher não precisa especificamente descrever só o papel social do gênero, nem só o sexo biológico: ele descreve as duas coisas como uma só, porque as duas coisas separadas não têm a mesma importância.
Esse esforço pra "conscientizar" as pessoas do real (novo) significado de homem e mulher é vão porque as pessoas querem diferenciar homens e mulheres por seus papeis, mas boa parte do seu papel se refere a qualidades inatas do sexo biológico. Quando você quer namorar uma mulher, você não quer só saber se ela se considera mulher ou não, você também quer saber se vai poder ter filhos biológicos com ela. É claro que fofocando sobre um acidente na rua, é irrelevante distinguir uma mulher trans de uma mulher biológica, mas em outros casos será importante.
No final das contas, se essa ideia fosse levada a sério, pra evitar a perda da qualidade da informação pela linguagem, deveríamos não resumir ninguém a homem ou mulher, mas sim às duas características ao mesmo tempo: homem trans, mulher trans, homem cis, mulher cis. Mas é uma complicação enorme pra resolver um problema que uma parcela minúscula das pessoas tem. Tem outras questões também, mas tenho que sair. É uma tentativa fútil de mudar uma coisa que não está ruim.