Pensar em situações irreais/indesejáveis, jogar-se de lugar alto, gritar em local público, quebrar celular...

Na psicologia isto chama-se pensamentos intrusivos, pelo que entendi é um "dispositivo" do nosso cérebro que calibra o que é aceitável ou não.

Uma vez de madrugava estava voltando para casa à pé, rua estava deserta, passei por uma ponte, fiquei olhando aquela água passando ali e viajando, de repente vem aquele pensamento intrusivo de jogar-me, outra vez passando por um viaduto senti a mesma coisa, depois que descobri que isto não é exclusividade minha fiquei surpreso, e vocês que pensamentos intrusivos já tiveram? Gritar em local público, empurra alguém no metro haha


Fonte:
https://oficinadepsicologia.com/pensamentos-intrusivos/
https://en.wikipedia.org/wiki/Intrusive_thought

Obs: é diferente de pensamentos lúcidos e racionais, são pensamentos inconscientes e aleatórios.
anônimo
anônimo
26/05/2018 21h44

Esses pensamentos também são conhecidos como "O demônio da perversidade" por alguns especialistas. Todos nós

os possuímos, e pessoas depressivas costumam tê-lo com maior frequência. Trata-se de um processo metacognitivo do nosso cérebro para garantir que nossos objetivos sejam cumpridos. Toda vez que nosso cérebro percebe que não terminamos determinada tarefa, ele joga esses pensamentos mesmo contra nossa própria vontade. No caso de pensamentos surreais, como se lançar de pontes ou gritar em uma biblioteca, o propósito é o mesmo. Nosso sistema metacognitivo joga esses pensamentos justamente para nos alertar de todas as consequências de realizá-los. E quanto mais queremos não ter esses pensamentos, mais pensamos. Afinal, que melhor forma de não fazer algo do que pensar exaustivamente nas consequências daquilo. É a velha máxima de que quem pensa muito acaba por não fazer nada.