Se você fosse o presidente do país, qual seria a prioridade do seu governo?

Não vale respostas genéricas, bobas, radicais e impraticáveis, tais como mudar o sistema todo, acabar com doenças, zerar a fome, tornar todo mundo rico, expulsar ricos e coisas assim...

Prioridades plausíveis como priorizar a educação, e o que mudaria? Priorizar a segurança pública, e como faria? Priorizar as contas públicas, e como isso seria possível? Priorizar a economia fazendo uma abertura de mercado, investindo em infra, combatendo monopólios e etc.. Priorizar a saúde, e como faria isso com um orçamento tão apertado?.. Enfim...

Embora não tivemos sorte com os últimos presidentes que, não tiveram prioridades em seus governos, o que você faria se fosse governante? Qual seria sua área prioritária?
11/05/2024 20h09

01. Mandar uma PEC para o congresso tratando de uma reforma política. A PEC mudaria

nosso sistema eleitoral para distrital misto. Metade dos parlamentares seriam eleitos através de uma lista fechada. O voto seria na legenda, não nos deputados. Isso aumentaria a fidelidade partidária e também iria baratear o custo da eleição. Além do mais acabaria com partidos fisiológicos. A outra metade seria eleitos por seus distritos, cada estado seria dividido
em distritos eleitorais. O parlamentar concorreria apenas naquele distrito. Com isso a população saberia em quem votou na última eleição.

02. Em uma só canetada, mudaria a Portaria 344 da ANVISA, retirando a maconha e várias outras substâncias dessa lista. Com isso, descriminalizaria uso das drogas. Como eh uma norma penal em branco, não precisa passar pelo congresso.

03. Federalização da Educação: as escolas de ensino médio seriam todas transformadas em escolas pertencentes a União. Caberia a União investir e manter a educação nas escolas do ensino médio, no mínimo.

04. Desmilitarização da Polícia Militar: a estrutura da PM como o braço do exército não dar certo. A mentalidade deles eh de guerra. Então, eu criaria dois tipos de polícia. Uma investigativa (polícia civil) e outra polícia ostensiva, que substituiria a polícia militar. Isso seria importante, pois com a Desmilitarização a PM não poderia ser mais julgada pela Justiça Militar.

05. Lei do combate ao Supersalários da administração pública: essa reforma seria voltada preferencialmente para o topo e cúpula do poder judiciário, especialmente os juízes e promotores (MP). Seria proibido 60 dias de férias, também seria proibido vender as férias. Um juiz substituto não poderia receber igual um juiz de entrancia final. Seria vetado o auxilio moradia, aulixo alimentação ou qualquer outro auxílio para quem receber o teto constitucional. Com isso evitaria os Supersalários acima de 60 mil que vemos nos judiciário hoje em dia.