Como faço para abordar esse assunto sério?

O filho do vizinho do meu pai faleceu há 12 anos em uma situação trágica.
O vizinho foi fazer uma pintura na casa dele, o garoto tinha uma alergia a um componente da tinta (provavelmente algo genético), foi pro hospital intoxicado, chegando lá pegou uma infecção hospitalar, passou meses internado e veio a falecer.

Pois bem... o tempo passa e o vizinho ano retrasado teve um outro filho. Só que esse ano o meu pai está reformando a casa e está querendo pintar o muro da divisa.

Daí veio o medo de a tinta intoxicar o novo filho do vizinho.
E então temos que conversar com esse vizinho. Só que o meu pai ficou com vergonha/receio e mandou EU ir lá.
LOGO EU!
Aí a minha dúvida é que eu nem sei como começar a abordar isso.
Não posso chegar lá e dizer: "Ô vizinho, meu pai quer pintar o muro da casa dele mas está com medo de matar o seu novo filho, igual aconteceu com seu filho anterior que morreu quando você pintou sua casa".
Então tenho que pensar em um jeito mais delicado.
Vocês tem alguma dica?
12/05/2024 16h35

Começa falando assim:
Oi vizinho, meu pai me pediu para eu vim conversar sobre um assunto

delicado porque ele está sem jeito de falar. Eu também não sei abordar muito bem a questão então me desculpe se eu for desajeitado com as minhas palavras.
A gente está precisando pintar a casa e gostaria de combinar contigo se seria possível vcs dormirem uma noite na casa de parentes pq a gente não quer que nada de mal aconteça com seu filho por causa do cheiro da tinta. Seria possível fazer isso?