anônima
anônima
22/05/2024 14h53

Minha mãe conseguiu sustentar a casa sozinha sem aumento de salário por muitos e muitos

anos criando meu sobrinho e eu com muito aperto. A maior parte da minha vida passei desempregada e dependia de medicamentos tanto eu, quanto meu sobrinho e detalhe, somos do estado de SP onde o custo de vida é caro e ainda morando de aluguel que custa exatamente esse valor. Hoje em dia tá mais difícil pois tudo aumentou como por exemplo água e luz que é o essencial para se manter além do aluguel fora a comida, é lógico. Coloca assim na ponta do lápis:

Desses 1800 que ganha, vai ter que tirar 750 do aluguel que sempre aumenta (sobrará 1.050)
Daí tem a conta de água e luz que vai depender do seu uso mas também da roubalheira da empresa principalmente de energia (se for em SP Enel), vou dar um exemplo: em média custa por aí 200$ uma conta de energia + uns 80 de água por aí), estou chutando por baixo com base de mais ou menos do quanto gastamos aqui. Já somou? Blz, daí tem a alimentação, vestimenta e eventuais gastos de emergência ou seja, estamos falando só do básico esquecendo completamente lazer. Se vc tiver VR e VA ou um dos 2 com um valor razoável acima de 300$ de benefício, ainda tá no lucro pois o dinheiro que gastaria com mercado pode comprar com o benefício e comprar até produtos de limpeza e higiene (já estava esquecendo desses itens) com o próprio VR desde que compre um alimento junto pois agora é lei só utilizar o cartão VR e VA com alimentos mas pode comprar outras coisas desde que compre um alimento ou mais junto.

Resumidamente é isso. Não é fácil e o custo de vida de um adulto hoje em dia é absurdo mas com essas dicas e inteligência financeira, acho que vc consegue.