Na sua opinião, se o Brasil tivesse leis mais rígidas, a criminalidade diminuiria?

A reincidência é um fator crucial que contribui para o aumento dos índices de criminalidade, e isso é amplamente reconhecido. No entanto, ao fortalecer as leis, surgem desafios adicionais, como a superlotação carcerária e o aumento significativo dos custos de manutenção das prisões e dos presos. Segundo o Depen, o custo médio para manter um detento é de R$ 2,4 mil mensais, totalizando um gasto anual de R$ 11 bilhões.

Além disso, é preciso compreender os fatores que compilam um sujeito a cometer crimes, não vou considerar a tese do criminoso nato de Lombroso, haja vista sua controvérsia. Mas fora isso, os fatores são multifacetados, listarei alguns aqui: desigualdade social, pobreza, educação inadequada ou a ausência dela, corrupção, carência de políticas públicas, cultura de violência, desestruturação urbana e familiar, falhas na política de ressocialização, etc.

Assim, você concorda que robustecer as leis no Brasil não resolveria o problema, mas criaria outros?
anônimo
anônimo
22/05/2024 16h19

Custo de manutenção do preso e das prisões se resolve colocando presos para trabalharem para

se sustentar. Se quer comer, vai plantar horta, colher, preparar o alimento, enfim, se virar. Se não quiser trabalhar, morre de fome. Se o preso não quer superlotação, vai produzir excedente para trocar por materiais de construção e construir mais celas.

Medidas totalmente educativas e sem custo para a população.

A maior parte dos processos criminais são vencidos ou perdidos por questões processuais, e não de mérito. Não acho que leis mais rígidas diminuiriam a criminalidade. Aliás, acho que aumentaria a insegurança jurídica em um país que já tem o costume de prender pessoas por motivos ridículos como fazer piadas. Isso na mão de políticos mal intencionados é a arma perfeita para usar contra opositores.

Por outro lado, acho que permitir a posse e o porte de armas de qualquer calibre à população pode ajudar a diminuir a criminalidade (embora não muito), tanto por reação da população quanto por receio do criminoso de iniciar agressão contra alguém potencialmente armado. Hj estamos completamente à mercê dos bandidos.

O fator mais importante para reduzir a criminalidade, na minha opinião, é a moralização e a educação da sociedade sobre direitos de propriedade do outro sobre seu corpo e seus bens. Vivemos tempos em que as pessoas acham que toda propriedade é relativa e que deve cumprir função social, ou seja, atender o interesse de algum grupo político.