Na sua opinião, se o Brasil tivesse leis mais rígidas, a criminalidade diminuiria?

A reincidência é um fator crucial que contribui para o aumento dos índices de criminalidade, e isso é amplamente reconhecido. No entanto, ao fortalecer as leis, surgem desafios adicionais, como a superlotação carcerária e o aumento significativo dos custos de manutenção das prisões e dos presos. Segundo o Depen, o custo médio para manter um detento é de R$ 2,4 mil mensais, totalizando um gasto anual de R$ 11 bilhões.

Além disso, é preciso compreender os fatores que compilam um sujeito a cometer crimes, não vou considerar a tese do criminoso nato de Lombroso, haja vista sua controvérsia. Mas fora isso, os fatores são multifacetados, listarei alguns aqui: desigualdade social, pobreza, educação inadequada ou a ausência dela, corrupção, carência de políticas públicas, cultura de violência, desestruturação urbana e familiar, falhas na política de ressocialização, etc.

Assim, você concorda que robustecer as leis no Brasil não resolveria o problema, mas criaria outros?
anônima
anônima
23/05/2024 00h14

Acho que precisa mais é ter certeza da execução das penas.

Não precisava ser mais

rígido, só que a justiça fosse ágil, para todos, e a lei não deixasse de ser cumprida por motivos fúteis. Seja para os reincidentes porque não há vagas no sistema prisional, seja para os ricos porque podem comprar a liberdade.