Minha esposa me culpa por ter se endividado, ela está certa?

Ela está endividada principalmente no cartão e diz que a culpa é minha. Quando nos casamos sempre dividimos todas as despesas mas ela acabou se endividando e falou que eu deveria ter ajudado financeiramente ela, tipo bancado mais as coisas para ela não gastar muito e não chegar a este ponto. Embora sempre trabalhei desde que nos casamos hoje ela ganha mais. Mas tudo o que falamos termina em discussão, até evito falar com ela, pois começa uma briga, diz que tem muito ressentimento. Estou a um triz de me separar. Vocês acham que ela tem razão? o homem tem q bancar a mulher mesmo q ela trabalhe, ganhe mais e desde o começo combinaram que dividiriam as contas???? pois é, as finanças também fazem parte de um casamento e interferem muito!!
anônimo
anônimo
30/05/2018 10h17

Não, você não tem que bancá-la, a menos que tenha pedido para ela ser dona-de-casa,

o que não é o caso. A reclamação dela pode ser porque, sem querer, ela acabou ficando com a maior parte das despesas, e isso está pesando para ela. Ela não pode comprar as coisas que gostaria, pois, tem que compensar as despesas da casa porque você pode ajudar menos do que ela.

1 - Vocês podem estabelecer que as contas fixas da casa serão dividas em partes iguais, independente do salário de cada um. O que sobrar do salário de cada um, vocês gastam com o que quiserem. Cada um arca com os próprios gastos pessoais.

2 - Vocês podem juntar todo o orçamento. O salário de um é do outro também - independente de quem ganha mais ou menos, a dívida de um, também é dos dois.

Caso as despesas conjuntas já sejam divididas em partes iguais, a dívida pessoal é responsabilidade inteiramente dela.

Por fim, se mesmo ganhando menos, você banca a maior parte das despesas e ela gasta o salário dela só com ela mesma, manda essa mulher passear.

[Coloquei resposta para vários cenário, porque não sei como vocês dividem as despesas conjuntas]