Bem, a causa disso é complexa e envolve problemas históricos e regulaçoes excessivas.
Pelo lado da
história, a região nordeste sempre foi "abandonada" pelo governo federal, no passado, o nordeste não recebeu o mesmo tratamento que o governo federal dava a região sudeste. Obras de infraestrutura e saneamento eram quase sempre direcionadas ao Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, e o Espírito Santo colhia o que sobrava. Isso acabou fazendo com que a região ficasse a ver navios. Pelo lado do sistema, bem, os governos locais também nunca ajudaram muito, por ser uma região empobrecida e de baixa escolaridade, os governos sempre aproveitaram disso para se aproveitar do povo, com promessas utópicas e discursos fofos, eles (maioria de esquerda) sempre optaram por manter os estados do mesmo jeito, assim eles mantém o poder.
Diferente de SP, por exemplo, que quase sempre tiveram governadores ligados a direita ou que defendiam mais a liberdade econômica, mesmo que isso implicasse em discursos mais duros e anti populistas.
Por ser uma região extremamente regulada, não apenas pelas amarras do governo federal, como dos próprios governos locais, somado a falta de investimentos em infraestrutura, ninguém quer injetar dinheiro na região. Se pra investir no sudeste já não é simples porque existe uma enorme insegurança jurídica e burocracia estatal, imagine em regiões do nordeste onde a coisa é pior? Nisso a região permanece pobre, com orçamento governamental escaço e falta de investimento privado.