Sou estudante de engenharia elétrica e atualmente estou no 4º semestre, as disciplinas de cálculo e física estão me matando a cada dia (ansiedade, sem vida social) e alguns colegas comentaram comigo que vai piorar muito ainda. Ás vezes penso em escolher outro curso, mas não consigo achar nada que me identifique, outro ponto negativo é para buscar empregos, você precisa investir muito em cursos de extensão e idiomas para POSSIVELMENTE conseguir um estágio com salário miserável.
Devo trocar de curso ? Insistir e terminar a eng. ?

eles perguntam
5 4
elas respondem
anônima
06/05/2018 15h04
Bom, também sai de um curso de exatas a pouco tempo e vou tentar ajudar... Você gosta de cálculos e da carreira de um engenheiro elétrico?
Primeiro que esse ponto negativo de "arrumar emprego" você vai encontrar em qualquer outro curso que escolher ( com exceçao de medicina) Não tá fácil pra nenhuma profissão, qualquer uma requer investimento em aperfeiçoamento hoje em dia, justamente por que há muitas pessoas concluindo graduação no país e ter só graduação hoje em dia não é mais um diferencial, as engenharias mais clássicas (civil, elétrica, mecânica) até que são umas das profissões que AINDA conferem algum status social. Porém nem só de status e dinheiro vive o homem, então pense bem, você sente essa desmotivação quanto as cadeiras de calculo...ok, mas o problema é elas serem de cálculo ou elas serem muito pesadas? No meu caso quase entrei em depressão por que estava odiando, mas o meu problema era realmente o fato de eu não gostar de cálculos e está em um curso que era repleto de cálculos, aquilo me sufocava e acabava comigo. hoje escolhi um de saúde que também é bem pesado, me tira o sono algumas vezes, mas a sensação agora não é mais de tristeza profunda por esta estudando algo que tenho aversão, mas sim o estresse "natural" (que quase todo universitario de um curso mais pesado passa) .

Então, se seu problema é não aguentar um curso pesado, tente buscar algum curso mais leve, mas lembrando que possivelmente o ponto negativo das oportunidades de emprego pode ainda piorar. Se seu problema é não gostar de calculo ou ter dificuldade, pense então no que você gosta! Alguma coisa no mundo há que você deve gostar mais, quando achar essa "coisa" lute por ela. Não adianta remar em um curso que não te traz nenhum pouco de prazer. Como eu disse, tá difícil pra quase todas as profissões, então em meio a isso o melhor é escolher o que você mais gosta, por que se for pra sofrer atrás de emprego ao menos estará sofrendo por algo que ama. Fique com Deus.
06/05/2018 14h46
Se não tem nada em mente, vai insistindo.
anônima
06/05/2018 14h50
olhe no guia do estudante as profissões ,já pensou em fazer em EAD ?
06/05/2018 15h05
Acho q vc tem q persistir, a não ser q vc não goste da profissão ou não se veja nela. Faculdade é difícil mesmo e o seu curso exige muito.
Tente equilibrar com a vida social, aposto q vc não estuda o tempo inteiro.
E quanto a emprego, tá difícil pra todas as àreas mas não é bom pensar muito só no lado negativo pq só piora. Tente fazer seu marketing profissional já durante a faculdade com os professores e colegas q isso pode te ajudar.
anônima
06/05/2018 15h06
Todo mundo passa por isso, seja na exatas ou humanas, todos ficam desmotivados com os problemas académicos que tem todos os dias, é assim mesmo, continue vá ate o final é assim mesmo, e não fique triste com o salário faz parte, estamos no Brasil, rsrsrs.
eles respondem
anônimo
06/05/2018 14h44
Acho que você deve continuar.. faculdade é um período difícil porém pense no seu objetivo.
Vida social não dá futuro.. procurar outro curso não quer dizer que tudo vai ser uma maravilha.. você está confuso e precisa parar para pensar se estágio de engenharia está ganhando um salário miserável , pense em outros cursos.. como biologia? acha que vai ganhar bem? Não existe ganho sem contrapartida.
06/05/2018 15h01
De fato, as disciplinas da metade final do curso tendem a ser mais difíceis. Esses tópicos de Cálculo e Física que você está estudando serão utilizados mais à frente em forma de aplicações.
E, sim, o mercado de trabalho anda mal das pernas.
Agora, o ponto principal é o seguinte: engenharia não é (ou não deveria ser) para qualquer um. O estudante deve usar conhecimentos teóricos, científicos para resolver problemas, criar soluções. Não se trata mais de decorar fórmulas e datas como no Ensino Médio, mas de raciocinar.
Você deve pesar os prós e os contras, ver se isso é mesmo para você.
Se você preza muito pela sua vida social e lazer, diminua a carga horária por período ou deixe o curso.
Se acha que o diploma te garantirá um bom emprego na área, escolha outro curso.
Se está com problemas psicológicos, procure ajuda profissional. Não ferre sua saúde mental por notas 10 ou por uma especialização forçada em Cálculo.
Se continuar, não vá atrás apenas do diploma.
anônimo
06/05/2018 15h58
Desistir de um curso téc que era voltado na área das exatas, sendo que minha área são as biológicas. Era terrível ter que aturar matématica, física e química.