eles respondem
Na verdade não é a influência dos brinquedos, mas sim a influência da cultura nos brinquedos. Há pouco tempo as famílias era assim, mamãe cuidava de casa e papai saia de carro. Assim criou a cultura de brincar dessa forma, a mudança ocorreu e o reflexo ainda existe, mas se vc perceber, estão alterando as coisas na brincadeiras das crianças.
Os brinquedos é um dos elementos da cultura que formam a identidade da criança, existem outras coisas tb.
Acredito que esse seja um padrão de comportamento herdado dos nossos antepassados. As crianças aprendem pelo mecanismo de espelhamento ou seja: espelham-se nos mais velhos. Então, quando uma menina via a mãe cuidando da casa ou preparando a comida, é natural que ela reproduza esse comportamento à maneira dela isso é, com os brinquedos. A mesma coisa para os meninos.
Isso é apenas um padrão herdado por nossos antepassados, assim como o Madjer disse. Até porque garotos e garotas gostam de boneca, isso não quer dizer nada. Assim como o azul é comumente representado pelos garotos e o rosa as meninas. Tem um pouco de sexismo mesmo, mas nada preocupante.
Acho que já se foi esse tempo. Falando de forma empírica...minha priminha gosta de brincadeiras de "meninos" e suas amiguinhas também.
Pra mim, isso de determinar o que cada um tem que brincar/vestir/gostar seria apenas para ser aceito na sociedade. Ou seja, bullshit.
Ah e antigamente azul era feminino e rosa masculino ;P
Podem ser formas de preparar cada indivíduo para desenvolver as tarefas características específicas esperadas no de acordo com seu papel.
K, o determinismo vem de berço sim, como pai de uma menina posso te dizer que exercito diariamente com minha filha a desconstrução das "coisas de menina" e "coisas de menino". Claro, que as roupas e brinquedos em sua maioria são de meninas, saias, vestidos, muito rosa, lilás e princesas, mas ela também shorts, camisa nerd, camisetas e calças pretas, tem carrinhos, bolas e bonecos (que ela às vezes faz de príncipes). Quando está com os primos brinca de qualquer coisa, não tem essa de "isso menina não pode", aliás, acho até que meninas podem mais, já que costumam ser mais ousadas e curiosas.
Te digo uma coisa, é difícil, viu? A sociedade cobra o tempo todo e ela conforme vai crescendo vai tendo mais contato com essas cobranças, mas acredito que o papel dos pais é estar na retaguarda e intervir quando necessário. E saiba que curiosamente a cobrança mais forte vem da própria família, infelizmente ainda ouço algumas tias falando "ele faz porque é menino", mas ela tá aprendendo a não ligar e ser feliz, que se fodam.
E posso te garantir, ela é tão feminina, fofa e carinhosa quanto qualquer menina da sua idade, só está aprendendo desde cedo a ser feliz independente daquilo que achem.
Desculpa ter ficado um texto gigantesco, mas essa assunto me instiga a escrever.