?

eles perguntam
8 15
elas respondem
11/05/2018 15h32
Não considero o suicídio como ato de coragem. Na realidade é um ato de desespero, de egoismo puro, uma história de vida terrível e trágica, de fraqueza, de desencanto total com a vida, da carência do amor, de sentimento profundo e doloroso de rejeição, de desamor, de falta de objetivo de vida. Minha irmã biológica se suicidou na quarta tentativa quando eu não estava perto, em decorrência de vários problemas, mas o principal gatilho foi nossa mãe ter tentado matá-la e eu me atirei em cima da minha irmã, então eu que levei quatro tiros da maluca da nossa mãe.

Nossa história é muito triste e trágica, uma mãe extremamente cruel e psicopata, um pai totalmente ausente e bem longe, muita rejeição, muita crueldade psicológica e física por parte de nossa mãe. Minha irmã então resolveu terminar com tudo isto, desistiu de lutar, resolveu se matar..Só que ela levou um pedaço de mim e me deixou muita, mas muita dor mesmo, muito sofrimento, muita culpa por não conseguir evitar. Levei anos para entender exatamente as razões do suicídio de alguém que eu amava demais.

Não tem nada de coragem num suicídio, mas sim muita, muita dor mesmo, muito desespero a ponto da pessoa perder a vontade de viver, muita fraqueza e ausência total de força de vontade de lutar pela vida. Levei tempo para perdoar minha irmã pela fraqueza dela, mas depois de frequentar muitos centros espíritas, no final eu entendi que foi uma escolha dela, o caminho mais fácil que ela escolheu.
11/05/2018 16h28
Corajoso para a morte e fraco para a vida KKKKK.
11/05/2018 16h38
Viver é insistir, quando se desiste da vida se tem o caminho mais fácil, viver exige coragem.
anônima
11/05/2018 16h48
Ato de desespero.
anônima
11/05/2018 15h19
Apenas desespero e falta de fé .
Sem mais .
anônima
11/05/2018 15h28
nem um dos dois, a pessoa não tem animo e só vé negatividade e tem a questão espiritual que influencia, são espíritos ruins que coloca esses maus pensamentos
11/05/2018 23h23
Quando se está com a mente vazia, acaba pensando em bobagens mesmo, costumava reclamar muito da vida, agora não tanto, mas antes a frequência era muito maior, principalmente, na adolescência. Já pensei muito em: Por que eu nasci? Que diferença faz na minha existência? O que eu faço aqui se todos morreremos? Essas questões envolvem o sentido da vida. Quando você passa a desacreditar em tudo, e até mesmo em si mesmo, a morte é tida como a única saída; saída para a dor, para as decepções...
Não vejo o suicídio como um ato de coragem, porque pra mim um ato de coragem é você arriscar sua própria vida ou o seu bem-estar em razão do/s outro/s.
E sim, como um ato de libertação. Pois, a pessoa deve pensar que o sofrimento acabará a partir dali.
11/05/2018 15h04
Fraqueza, vergonha, falta de amor-próprio, ingratidão, inveja.
eles respondem
11/05/2018 15h04
Eu não tenho nenhuma dúvida que pra se matar é preciso muita coragem. Podemos falar em fraqueza num sentido metafísico, mas a ação em si demanda muita força de vontade.
11/05/2018 15h04
Acho que só quem já passou pela situação pra poder dar opinião. Eu não sei oque dizer
anônimo
12/05/2018 14h20
não é fraqueza e nem coragem, é o ato precipitado desencadeado por problemas psicológicos.
anônimo
11/05/2018 15h07
Covarde? Não diga isso...

Você não pode entender o que você nunca sentiu...
anônimo
11/05/2018 15h16
Pergunta difícil, é fácil julgar falando que é errado.

O problema é quando estamos passando na pele, quando sua vida não tem mais sentido você não tem nem vontade de levantar da cama.

Como você vai falar para essa pessoa que a vida é boa? que ela tem que se animar? não é algo simples..

No meu ponto de vista suicido não é a solução..
anônimo
11/05/2018 17h44
Não sou capaz de opinar, nao tenho uma tese feita através do assunto, mas uma coisa garanto: "Quem sou eu pra lhe julgar?"
11/05/2018 15h08
Nem um nem outro. Cada um sabe do peso da sua cruz.

Tem gente que passa o dia reclamando e chorando na internet, tem quem ligue logo o foda-se. Cada um lida como quiser.

Aliás, vale a leitura:

https://www.pragmatismopolitico.com.br/2018/03/casal-suicidio-assistido-no-mesmo-dia-emericks.html
anônimo
11/05/2018 15h09
Depende do ponto de vista, como Gaúcho já explanou bem.
anônimo
11/05/2018 15h26
Ideia de suicídio é um condições patológico, nao é fraqueza ou safadeza morrer de ataque cardíaco.
anônimo
11/05/2018 15h11
Fraqueza
anônimo
11/05/2018 17h42
Rapaz eu tava vendo um dia desse uma reportagem acompanhando uma família que perdeu tudo na Venezuela, o pai a mãe e a filha de 4 anos de idade caminhando aí 60,70 km BR afora de noite para poder achar um lugar que alguem dê pra eles um prato de comida. E chega no lugar e são tratados que nem bicho que nem bandidos. A menininha em determinado momento pede ao pai um almoço e o quilo de comida cobrado pelo restaurante era r$ 14 e o pai só tinha r$ 8 no bolso, teve que comprar pastel para dar de comer pra filha. Analisa a vida dessas pessoas que alguns anos atrás tinham casa própria carro, moto,bons empregos e perderam tudo e hoje estão aí lutando para ter um lugar ao sol e me diga: você é pior do que eles? Então qual é a sua desculpa?
anônimo
11/05/2018 23h35
Ato de coragem não, ato de desespero .
11/05/2018 23h31
é necessário ter muita coragem para apontar uma arma para própria cabeça ou pular nos trilhos do metrô, suicídio vai muito além de coragem ou fraqueza, tu não faz ideia do que passa na cabeça de uma pessoa que tenta tirar a própria vida.
anônimo
11/05/2018 15h30
Ambos.
anônimo
11/05/2018 16h22
Se o suicídio for decorrência de um altruísmo, pode ser considerado um ato corajoso. Em situações de ápice de pressão, abandono, rejeição dentro da família, escola, igreja ou desesperança a morte pode, então, cativar mais que a vida, nada tem a ver com coragem ou fraqueza