Um texto de Milton Santos, para refletir sobre CONSUMISMO
(O Espaço do Cidadão- do cidadão imperfeito ao consumidor mias-que-perfeito)

Já o consumo instala sua fé por meio de objetos, aqueles que em nos cercam na rua, no lugar de trabalho, no lar e na escola, quer pela sua presença imediata,quer pela promessa ou esperança de obtê-los. Numa sociedade tornada competitiva pelos valores que erigiu como dogmas, o consumo é o verdadeiro ópio, cujo templos modernos são os shopping centers e os supermercados, construídos à feições das Catedrais. [...] A glorificação do consumo acompanha-se da diminuição gradativa de outras sensibilidades, como a noção de individualidade, que , aliás, constitui um dos alicerces da cidadania.

eles perguntam
3 7
elas respondem
anônima
31/07/2018 18h02
Acho que o pensamento de Milton Santos reflete bastante a escola ideológica na qual se formou : O MARXISMO
anônima
15/05/2018 12h19
Fato. Atualmente as pessoas não são o que elas são, e sim o que elas consomem. O capitalismo nos fez perder nossa identidade e nossa essência.
06/08/2019 08h55
Saudades Milton Santos...
eles respondem
anônimo
15/05/2018 11h09
Cara é verdade, ontem fui no shopping com meu irmão e a namorada dele,
trocaram de celular, por um ultimo modelo, o celular deles já era bom, não tinha a menor necessidade, depois entrou em uma loja estava quase comprando uma televisão enorme (ele já tem uma televisão enorme), comprar da uma felicidade momentânea pra pessoa, quase que como uma droga. Se não tomar cuidado vira um "consumidor compulsivo", daqueles que fodem com suas finanças pela "emoção" de comprar, muitas vezes coisas que não precisa.
15/05/2018 12h34
Depois que a sobrevivência já não é um fator tão preocupante, nós, pessoas, buscamos conforto, felicidade e principalmente prazer. Coisas que se enquadram dentro da qualidade de vida, esse é um dos fatores mais importantes que gera consumo. Eu pelo menos busco, ter a capacidade de comprar tudo o que preciso e tudo o que quero, odeio passar necessidade ou vontade. O único mal que vejo no consumo é quando as pessoas ficam presas em um ciclo vicioso de compras, que muitas vezes tem como seu principal fator a inveja.

A noção de individualidade é castigada em países, como o nosso, que adotam ideias coletivistas. Países que exercem ideias mais libertárias favorecem o individualismo, e também favorecem a qualidade de vida e quanto menos controle monetário estatal sobre o individuo, isto significa que terão como um grande fator para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos de um país.
anônimo
31/07/2018 18h08
Pra mim o ópio do povo é o sexo.
Mesmo porque a maioria dos homens querem dinheiro pra ter mulheres.

A maioria das pessoas não tem condições pra praticar esse tal consumismo não.
Pagou o aluguel, pagou as contas, acabou a grana cara, aqui não é EUA.
Agora quem quer consumir mais do que pode bancar é irresponsável mesmo,
é obvio que as empresas querem que você compre, mas não vão te obrigar.
31/07/2018 18h37
- Que bom viver numa sociedade onde se pode consumir!
- Enquanto tiver dinheiro, natural consumir. O problema é consumir mal. Mas isso é problema pessoal, não é problema de socialista de olho grande!
- Maior ópio do que consumo e religião são as ideologias! O marxismo, por exemplo, funciona como heroína na mente dessas crianças barbadas.
15/05/2018 12h39
Ainda é melhor que ser pobre.
anônimo
15/05/2018 11h08
Aprendeu a usar o "copiar + colar" agora ?
anônimo
07/08/2019 12h47
Obs