Veja um treco chamado mapa de calor. Veja o derretimento das calotas polares. Há um estudo da Berkeley comprovando o aumento da temperatura média mundial em 1 Cº desde os anos 50. É um fato observável. A questão é o que fazer para minimizar os impactos. Querendo ou não, acreditando ou não, a sociedade cresceu em um ritmo climático e mudanças bruscas implicarão em mudanças bruscas pra gente.
Tudo além disso, é especulação e masturbação intelectual e conspiratória.
Aliás, é tanto adolescente refutando pesquisador, professor sozinho refutando a NASA e youtuber dando a última palavra sobre o assunto, que eu fico é com o Gil Brother:
Acredito que o ser humano tenta estragar mas não consegue. O ultimo inverno foi um dos mais frios.
Existem períodos que serão mais frios e outros mais quentes e isso independe da ação humana.
Eu posso dar um exemplo porque eu moro em Florianópolis, e a faixa de areia de varias praias diminuíram muito, questão de metros em alguns anos. Me lembro muito bem quando ia a praia dos ingleses e a faixa de areia era muito grande, tipo uns 10M, hoje em dia ela é praticamente inexistente. Bom, nesse canal tem vários vídeos, inclusive sobre opinião, vale a pena assistir.
Apesar de me identificar com a causa ambiental, ser voluntária em projetos eu não entro nessa disputa do aquecimento global existe ou não -eu não sou extremista-, pois os dois lados tem suas visões de mundo e podem apresentar bons argumentos p defender o que pensam. Acho super okay as ideias distintas.
No que eu acredito é que a preocupação com o meio ambiente é relevante -independentemente de existir ou não aquecimento global- pois o planeta Terra é nossa casa. Assim, devemos tentar, pelo menos, manter seu estado e não destruirmos ainda mais.
Enfim, acho que o debate é interessante, mas não devemos ficar só nele e ampliar mais as diferenças, mas precisamos tentar achar um ponto comum que atenda os interesses de todos. P.e. usando os recursos naturais de boa, mas de forma inteligente, sustentável.
Tanto o aquecimento quanto o resfriamento fazem parte de um ciclo. O que acontece é que está mais acentuado devido as merdas que estamos fazendo com o planeta.
Eu trabalhei com um rapaz mega inteligente.
E quando ele me disse que isso era uma farsa e mostrou pesquisas, manipulações das mídias e tals, eu fiquei chocada.
Hoje não acredito.
Eu acredito que moro em cidades praianas desde sempre e o nível da água nunca subiu tanto como nos últimos anos. Outro dia, eu fui na Prainha (que eu ficava de pé no fundo) e a aguá me cobriu no raso.
Sim, alterações climáticas são o maior exemplo disso.
Geleiras centenárias espessas estão derretendo rapidamente, se isso não for uma das mtas provas de que o aquecimento Global é fato e não factóide, realmente a natureza o clima estão de mto mau humor.