Tbm, já ouviu que o maior beneficiado é aquele que ajuda ?
17/05/2018 19h00
Talvez.
Mas alguns usam para auto promoção mesmo.

Na minha opinião caridade tem que ser feita em sigilo absoluto.
17/05/2018 19h01
Interessante! Ainda não tinha parado para pensar nisso...mas agora q vc falou, acho q é um pouco dos dois, satisfação da necessidade alheia e tb autossatisfação, pq faz bem ajudar o próximo, te deixa feliz e com sentimento de q está sendo útil.
17/05/2018 19h23
Aqui em casa a gente só dá para os outros o que pra nós não presta mais, e muita gente que conheço faz isto também. Conheço aquelas que não dão nada, e sim vendem. Quando eu dou algo como roupa ou comida, não sinto satisfação, sinto que tirei do meio o que estava atrapalhando. É meio cruel, mas é o que eu sinto. E também tem aquelas pessoas que dão só pra receber, como já ouvi até minha mãe dizer: "A gente tem que ajudar os outros, assim Deus ajuda a gente".
17/05/2018 19h24
Não necessariamente. Acredito que seja por benevolência msm com verdade e por bondade e, exercendo isso realmente causa essa sensação de satisfação.
Mas claro que, isso depende do indivíduo, existem os que são caridosos por pura conveniência, para não terem ou sentirem quaisquer sensação de culpa.
Não o são por bondade mas por egoismo( não pensa no próximo mas em si msm) alívio de consciência ou para a auto satisfação somente.
anônima
28/07/2018 21h57
Obsssssss
03/06/2018 03h28
De certa forma, sim.
18/05/2018 02h36
Quando a pessoa faz questão que as outras saibam, sim. Igual esses artistas que vão visitar orfanato em programas de auditório. Ou pessoas que postam fotos no Facebook distribuindo sopão para desabrigados.

Se fizer in off, aí sim pode ser considerado caridade mesmo.
anônima
17/05/2018 19h39
Sim, humildade 0
Principalmente os ricos e famosos que fazem caridade e postam nas redes sociais.
eles respondem
17/05/2018 18h48
Sim, a maioria das coisas que fazemos é em prol da felicidade e da satisfação.
17/05/2018 18h51
Sim. A virtude do egoísmo, por Ayn Rand.
17/05/2018 18h56
Não, é pra ajudar mesmo. Não me sinto melhor com caridade.

Apesar de ter nego que adora fazer textão tirando selfie dando comida pra mendigo. Mas isso vai de cada um.
anônimo
17/05/2018 19h00
Quando se faz muita propaganda, se chama a imprensa, geralmente é pra conseguir apoio de determinadas pessoas ou grupos, mas muitas pessoas e instituições praticam caridade sem fazer alarde ou propaganda e nesse caso eu confio que seja um ato sincero.
04/06/2018 03h11
Depende do motivo, algumas o fazem para serem bem vistas, outras por que gostam e outras porque se sentem obrigadas a ajudar. Pode haver vários motivos, mesmo assim um motivo mesquinho não reduz a nobreza da ação de ajudar.
17/05/2018 19h27
Os que vem com foto de facebook e instagram pra registrar o momento, sim!