Nós somos bombardeados por elas a todo momento: na rua, no trabalho, na internet, nas redes sociais, nas revistas, nos jornais...
Só que a publicidade não vende só produtos e serviços, mas idéias sobre "felicidade". Isso é ensinado na faculdade. Um(a) comercial/propaganda terá muito mais êxito se ao invés de vender uma cerveja, vender a ideia de que bebendo a marca X você se tornará "cool e descolado", ou terá mais chances de pegar uma mulher bonita . Ou ao invés de vender um carro, vender a ideia de "sucesso" que é possuir a marca Y. Ou felicidade, ao invés de vender margarina, um móvel ou uma roupa.
As agências praticamente nos "ditam" o que precisamos para sermos felizes ou bem sucedidos. Fora os atores e modelos usados nelas que quase sempre seguem um padrão de aparência específico.
Até que ponto isso nos influencia? Será que isso tem influência no fato de ter tantas pessoas infelizes e repressivas? Já parou pra pensar e refletir sobre isso?
Não dou atenção a propagandas, mas sei que elas exercem uma poderosa influência. Procuro evitar ser influenciado por elas, no entanto não sei determinar o quanto sou bem sucedido nesse aspecto. Mas tenho consciência da sua existência.
Inconsciente influência sim.
Somos difusores também delas.
Interessante que sempre fui bombardeado de propagandas de agências de viagens nas redes sociais. Agora que estou programando uma viagem pra te conhecer pessoalmente não encontro nenhuma. Kkkk
Mas nem sempre as propagandas funcionam,! Por exemplo é a propaganda negativa que todos fazemos sobre os produtos chineses: o preço deles supera isto.
Percebi que recebo menos publicidade comparando com antigamente, a televisão era o pivô. Hoje com a Internet raras exceções, pois uso redes sociais que não possuem (propagandas) além que extensões como adblock ajudam bastante. Eu não moro em um grande centro urbano, portanto muitas propagandas visuais e sonoras são raras exceções.
Acho que você pegou o ponto principal, eles transbordam o produto e colocam a conquista de algo que nos trará felicidade, pegando um exemplo prático e as propagandas dos smartphones que focam no momentos legais registrados pela câmera de 12 megapixels.
Eu acho que as agências pescam tendências, algumas podem até ditarem o que é padrão. Embora acredito que eles pescam mais sobre o que está em alta advindo de atores como você citou.
Pode nos trazer infelicidade, sim. Uma expectativa alta com baixo retorno esperado de felicidade é triste.
Uma coisa que sempre me traz felicidade são Mamilos.
O impacto na minha vida não é grande.. nunca fui apegado ao consumo, muito menos ao dinheiro.
Porém não posso negar que existe uma influência ainda mais da 'massa' se dizem que algo é bom.. no fundo você fica curioso para descobrir, se algo realmente faz Jus..
Até que ponto isso nos influencia? Será que isso tem influência no fato de ter tantas pessoas infelizes e repressivas? Já parou pra pensar e refletir sobre isso?
O impacto é grande.. existe alguma duvida que isso tornam pessoas infelizes? mas esse é o problema do capitalismo não é? é muito mais que uma mera publicidade.. por exemplo quando você vê pessoas bem sucedidas que tem um determinado carro e você que tem uma vida simples, não pode nem sonhar em ter aquele bem.. qual é a tradução disso? que você não vale nada? Não tenho duvidas que isso afeta as pessoas em geral.. a questão é o quanto afeta? por outro lado penso que esse é o exato momento de se pensar se realmente é necessário aquilo para ser feliz.
Sim, nao é a toa que o problema da maioria de nós é pensar que só atores e atrizes são bonitos. Ou seja, a gente acaba seguindo aquilo como padrão de beleza. Mas... Dá pra saber até que ponto isso influencia... A partir do momento, em que a pessoa entra em estado de depressão por conta de tais comparações, é o momento certo que é identificado que a pessoa está deixando ser influenciado pela publicidade e padrão de beleza imposta pelo mundo de "imagens".
Ihhh vão chamar isso de papo de esquerdista... Imbecis falam de escola sem partido, mas esquecem da doutrinação e idiotização diárias a que são expostos na tb nessas propagandas. Isso, para eles, não é doutrinação...
Não sou contra o consumo, desde que não seja um propósito ou um fim em si mesmo... Eu conheço gente que adora uma "grife".. Gente que coleciona copos do starbucks mesmo o café sendo uma merda...
Nenhuma estou bem ciente do que eu quero. Mas afeta muitos inocentes. Principalmente a propaganda política, alguns marketeiros ligados a esquerda levaram até cana. Só idiota acredita que eles ligam pra alguma coisa.
A mim, não influência em nada, pois eu não dou a mínima para o que eles lobos carniceiros da publicidade falam. Mas infelizmente eles influenciam muito gente sim e de forma negativa, principalmente às crianças e adolescentes.
Comigo hoje em dia não, mas na adolescência sim, pois sempre alguma vez na vida, a mídia nos fez comprar algo ou fazer algo, ou ter alguma opinião baseado no que a mídia diz, na vida adulta isso muda.
Da mesma forma que se você procura por um dentista próximo a você ... E você encontra 15 dentistas ... Aí na hora que olha a avaliação encontra várias reclamações ... Aí você diz ... Na dúvida não vou aí não !
Algumas propagandas me ajudam a decidir sobre algo que já possuo interesse.
Mas coisas que não me interessam, não tem influência pra mim.
E essas propagandas de pessoas felizes não me convencem, rs. É comum comentários meus ou da minha irmã de que "isso não funciona assim".
Pior quando a propaganda fala mal de outra marca, como a do Guaraná Antarctica e a Amanco, daí me causa até repulsa a elas, causando o efeito contrário ao que querem fazer.