Vejo muita gente dizendo que pardos, mestiços, morenos, qualquer pessoa com a pele não-branca na verdade são negros. E que existem vários tons da cor negra. Que se uma pessoa negra tem um filho com uma pessoa branca, esse filho será negro. Como as pessoas que se identificam como pardas/mestiças se sentem com isso? Se sentem como massa de manobra?

elas perguntam
13 11
eles respondem
20/05/2018 13h25
Existe cor de pele sim. Mas raças e algo discutível.

Isso gera muita confusão pq é difícil você classificar alguém pardo como pardo. Qual é a tonalidade certa do pardo? Marrom claro? Muito claro? Tudo depende de com quem você está comparando.

Exemplo, os negros no Brasil tem uma pele mais clara que a maioria dos negros de determinadas regiões da África. O mesmo ocorre com os brancos, o branco brasileiro é quase moreno se comparado com alguém do norte da Europa, que são brancos que nem leite.

Essas classificoes existem mais por questões de pesquisa social mesmo. Não se deve levar muito a sério, se não fica geral criando mil cores diferentes.

Usa-se o termo pardo só para simbolizar alguém que tem uma tonalidade mais clara que a negra e mais escura que a branca. Mas dentro da parda tem várias gradações, assim como na branca e na negra.

Pelo menos no Brasil a cor da pele e você que decide. Ninguém pode chamar você de preto se você não se identificar como tal. Podendo conter crime de racismo. Por isso que nas pesquisas o entrevistados te pergunta "qual cor vc se identifica?", E vc quem decide.
anônimo
20/05/2018 09h12
Claro que existem, são a maioria da população brasileira, se não me engano tem 40 e poucos % de branco no Brasil e o resto é pardo e negro, mas pra falar a verdade desses 40, 18 são pardos se achando branco, pardo é aquele que é branco de mais pra ser negro e negro de mais para ser branco, o café com leite, basicamente..
20/05/2018 07h30
Basta vc acreditar
anônimo
20/05/2018 14h28
Também não entendo essa merda kkkkk. Se um homem branco casar com uma mulher negra, mesmo o filho podendo nascer branco da cor de fundo desse site, chamam de negro. Se alguém tem um avô negro, já dizem que ele na verdade também é negro.

Enfim, eu sou branco. Se meu bisavô, tataravô, ou tataratataratataravô foi negro, só sei que eu continuo sendo branco.
anônimo
20/05/2018 12h42
Acredito que existe sim. Quando eu era criança, eu era uma criança branca e com o tempo fui pegando uma cor, digo ficando mais pardo... E não é a toa que na minha família, há brancos, negros, pardos... Então, é uma mistura danada na minha família, talvez tenha sido isso ter influenciado em minha cor "parda".
20/05/2018 08h47
Bom acho que tem que ter uma característica marcante pra definir como caça, indígena e asiática sao parecidas mas diferentes, um brando com cabelo ruim não vai ser negro , e um negro de olho verde não vai ser branco, eu mesmo tenho descendência de brando , indígena, negro e amarelo (árabe) não tenho uma raça que ne caracteriza, então sobra parda , não existe só branos e negros neste mundo , tem variadas raças, cono os cachorros, tem de raça pura que tem suas características e os vira-latas que são os misturados
anônimo
20/05/2018 09h22
Eu nasci Branco mas durante os anos fiquei cor café com leite por causa do Sol,mas eu olhando a s minhas coxas vejoque elas são brancas então sou moreno
anônimo
20/05/2018 13h25
Não faz a menor diferença.
20/05/2018 15h38
Foda-se. O que muda de uma pessoa para outra mora no interior. O resto é tudo a mesma coisa com pigmentações diferentes.

Há muitos branquelos e pretinhos levando a sério d+ essa porra de cor.
20/05/2018 13h44
Acredito que não. Isso existe muito no Brasil, inclusive os americanos riem disso.
Os negros brasileiros poderiam dominar varios setores mas ao inves disso eles se separam. Dizendo que é pardo, mestiço, mulato, preto, negro e blah blah. Isso só os prejudica.
Você nunca vê um branco dizer que ele não é branco. Mesmo que ele seja menos branco que o outro, os dois dizem; Eu sou branco.
No dia que os negros fizerem isso, dominarão. Assim como os estadunidenses
20/05/2018 13h23
Eu não sei dizer, mas eu sou pardo, estou bem mais próximo de ser negro que branco.
anônimo
20/05/2018 10h27
Acho que nenhuma "cor" sobrepõe outra, então se alguém é filho de branco com negro ou qualquer mistura se tornara parda independente do tom da pele ser mais claro ou escuro.
21/05/2018 14h43
Tudo coisa de fresco de gente q nao tem o q fazer q quer se aparecer. Ou tu é branco ou tu é negao tem o moreno tambem q nao é bem negao o resto tudo frescura. Apenas respeitem as diferenças e deu mas parem q querer ficar dando cores
elas respondem
anônima
20/05/2018 07h59
Se a pessoa se identifica como pardo/mestiço, ok. Que seja pardo/mestiço.

Pardos sempre vão existir, pois muitos não admitem que são negros de pele clara... Porque "é melhor ser pardo/mulato/moreno/mestiço do que ser negro".
Há vários tons de pele negra..

Moreno = pele branca e cabelos escuros. A pessoa pode pegar sol e ficar bronzeada, mas ela ainda é branca da mesma forma.

Não necessariamente um filho de uma pessoa negra e outra branca vai ser negro, né? Depende da cor e dos traços da criança.
Lou
20/05/2018 10h32
Se tiver mistura com branco, não é negro.
Se tiver mistura com negro, não é branco.
Mas o fenótipo é questão de sorte mesmo, também depende de quem te olha e como te "classifica" dane-se é quase todo mundo é pardo mesmo.
21/05/2018 14h40
Pardo é uma cor de pele, não uma etnia.

A maioria dos pardos brasileiros são resultado da miscigenação entre negros + branco + indígenas. Por serem afrodescendentes essas pessoas podem sim se identificar como negras como uma forma de Identidade Étnica se assim desejarem ou se preferirem podem se identificar como mestiças.

Existe a cor parda também entre a maioria dos indígenas e árabes, e alguns judeus, latinos e asiáticos e os mestiços dessas etnias que herdaram o tom de pele. Esses são os pardos que não são negros, já que não são afrodescendentes.

A confusão é que uns costumam usar a definição de negro apenas para as pessoas de pele preta (negro retinto), enquanto outros consideram negro como todos os afrodescendentes que herdaram característica africanas como traços e cabelo, ainda que a pele seja mais clara.

Acho importante dar liberdade à pessoa [afrodescendente] de pele parda se identificar como negra ou mestiça conforme a perspectiva dela.
20/05/2018 12h38
Acredito que raça vá além da cor da pele, leva em consideração outros carácteres físicos. Enfim, a raça de alguém é aquela que ela declara ser e fim
anônima
20/05/2018 10h35
Partindo dessa premissa todos os brasileiros seriam negros. Acredito que essa é um discussão que n leva a lugar nenhum aqui no brasil.
anônima
20/05/2018 10h32
Eu sou classificada como parda, pois são uma mistura de brancos com indígenas. Índio por exemplo não é nem branco e nem negro, existem basicamente 4 etnias básicas: caucasiano, negróide, oriental e índio.As variações de cores de peles vem da mistura entre essas etnias.

Ao meu ver classificar a etnia de alguém não deve ser levado em consideração apenas a cor, mas outras características importantes: estrutura do cabelo, traços do rosto e árvore genealógica.

Não me sinto massa de manobra, gostaria de poder me autodeclarar como indígena, mas não sei de que tribo minha vó era então me claro como parda ou morena. O mundo não é bicolor.
anônima
20/05/2018 09h28
Também já ouvi falar que não existe cor parda mas alguns contestam, dá muita confusão na minha cabeça.
Achei essa definição:Pardo deriva de ‘pardus‘, leopardo em latim. Significa mestiço, independentemente da cor e da aparência. Neste sentido, os primeiros pardos brasileiros nasceram por volta de 1510, filhos de índias com brancos portugueses.
Então pardo não seria para definir a cor de pele e sim a mestiçagem ?
Aqui no Brasil todos senão a maioria são mestiços então todos são pardos?
anônima
20/05/2018 08h48
Em concursos que fiz preenchi que sou parda. Então sou parda rs.
Minha mãe é parda e meu pai é branco. Eu nasci parda e minha irmã branca. Pra mim é só genética, nada de massa de manobra rs.
anônima
20/05/2018 07h54
eu!
anônima
20/05/2018 06h59
Na minha opinião existem sim.
anônima
20/05/2018 13h40
Sempre detestei classificações de pele e adoro colocar não declarada nos concursos . É incrível como mtas pessoas querem atrelar tom de pele com vorização da identidade cultural .
Primeiro raça só tem uma que é a homo sapiens .Vivemos num planeta com bilhões de pessoas diferentes e sintetizar a minha existência a tons me parece um insulto .
Entendo como manobra a ideia de ter que "definir" um grupo e tentar uni los .Isso vai contra qualquer liberdade que a miscigenação pode trazer .