Vá no YouTube e veja o canal da Nathalia Arcuri. O canal chama me poupe. Ela da dicas de investimentos como se programar, se planejar. E NUNCA usar poupança. Se vc abriu uma conta corrente exija a conta essencial (vc não paga nenhuma taxa ao banco). Não caia em conversa de gerente e NUNCA faça CAPITALIZAÇÃO, ou qqr outro investimento que o gerente do banco te oferecer. O canal da Nath explica o porquê disso.
Tenho uma planilha com todos os gastos e sigo ela.
Tem os fixos e os variáveis faço assim:
Mercado / Farmácia / Combustível / Lojas de departamento (haha) / Outros
Cada um tem o valor pré estabelecido.
Nem te conto o que eu fiz com os meus salários, compras...compras...e compras. Agora pergunte com que o que gastei. Não lembro, só sei que o dinheiro nas minhas mãos escoam como água. Estava conversando com minhas colegas e elas não acreditaram que eu não havia guardado nada do que já tinha ganho, sério. Faz quase um ano que estou trabalhando, só encontrei R$ 200,00 porque guardei e nem lembrava que ele existia.
Minha sugestão, abra uma caderneta de poupança e começa a guardar também. Separe uma quantia para o que precisar e pense bem se aquele gasto valerá a pena.
Minha agenda tem tudo anotado, principalmente os débitos de cartão de crédito, que pode virar uma bola de neve se não anotar. Cada real que gasto sei aonde foi. E tenho uma poupança, que quando abri há anos atrás coloquei apenas 10 contos, e foi crescendo e crescendo.
Algumas dicas Pessoais;
Evite comprar parcelado.. se possível compre a vista.
Não faça muitas dividas.. espere terminar para fazer novas.
Se for comprar algo de valor considerável, tente comprar em menos parcelas possível você vai sofrer um pouco porém no final vai valer a pena.
Se você tiver cabeça.. e for possível guardar uma quantia mesmo que simbólica por exemplo: R$ 50,00 Reais por Mês.. uma ótima ideia, hoje que sou mais velho me arrependo de não ter um dinheiro guardado, nesse exemplo: 50,00 x 12 Meses = 600,00 pode parecer pouco a curto prazo.. mas depois de alguns anos você tem um belo dinheiro.