elas respondem
Existe 4 leis da espiritualidades ensinadas na Índia e uma delas é:
Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido
A sabedoria indiana fala em Destino, para eles todos os acontecimentos da nossa vida já estão escritos. Nada poderia ter sido de outra forma, de outro jeito, nem os mínimos detalhes. Nós ocidentais temos a tendência a nos martirizar com o arrependimento de decisões tomadas como “se eu tivesse feito isso…” ou “seu eu não tivesse dito aquilo…” etc. Para os hindus não, tudo o que aconteceu tinha que acontecer, e serve de lição para que nós aprendamos com nossos acertos e erros e sigamos em frente, buscando a nossa evolução através dos nossos atos. Se não foi, não era para ser, e os deuses têm planos para nós no futuro.
Eu não sei se acredito.
Tem coisas que podemos mudar sim, mas qualquer decisão que tomamos afetara para sempre as nossas vidas. Sem contar que tambem somos dependestes das decisões de quem esta a nossa volta. Esta tudo interligado, um constante efeito borboleta.
Podemos sim intervir, desde que temos o poder de tomar decisões. Porém acredito que ninguém faria nada diferente se pudesse. Isso é só uma forma de falar para quem está arrependido de alguma coisa. Pois como se arrepender de algo que não passamos? O máximo que podemos fazer ou não fazer, é escolher baseado nos exemplos de outros, e mesmo assim corremos o risco de querer sentir ou ver os resultados em nossa vida. Acredito que Deus nos conhece o suficiente para saber que decisões tomaremos. Sabe, como um superpsicólogo!
Deus nos deu livre arbítrio, não somos marionetes. Sim, podemos intervir em algo. E me parece que vc tem um objetivo, isso é bom. O problema é que sempre há consequências (sejam boas ou ruins) quando traçamos planos e metas e conforme vamos conquistando vamos entendendo que não tem a ver com destino, força do universo ou etc, é bem Newton: toda ação leva a uma reação.
Sempre podemos dar uma forcinha ao destino.
Eu acredito que a vida somos nós quem fazemos.
Sobre destino e intervenção, eu sempre pensei na seguinte situação:
Vamos supor que você foi numa cartomante / vidente / whatever e essa pessoa disse que você iria cair sofrer um acidente. Se ela viu isso, isso irá acontecer, não importa o que você faça. E talvez as atitudes que você faça para "tentar prevenir que isso aconteça" possam levar ao destino de sofrer o acidente. A vidente viu acontecer, logo acontecerá.
Claro, isso considerando que a vidente realmente tenha poder de ver o futuro e que não esteja mistificada.
Do contrário, videntes fariam aquilo que "não é aconselhável fazer", que é alterar o curso da História. Isso leva a ponderar se isso também não faz parte do curso da História, haha.
O caso da sua mãe sonhar com uma casa linda, é apenas um fragmento onírico. E talvez um dia você dê essa casa a ela e ela irá dizer que é como ela havia sonhado, o que pode ser apenas um engano causado pelo córtex cerebral dela.
Eu só acreditaria se ela escrevesse um documento detalhando a casa o máximo possível, e mantivesse esse documento em conhecimento, porém sem mostrar o conteúdo a você, e no dia em que a casa fosse dada, fosse exatamente como descrita. Mas isso já não é possível, pois ela já deve ter dado algum detalhe da casa a você.
Enfim, não concordo com a frase, nesse sentido de algo ser "predestinado".
Bom de fato o que for pra ser vai ser mesmo. As vezes se cria muita expectativa e não era nada daquilo. Acho que o primeiro passo é a gente querer, e a gente pode intervir até quando determinada coisa não depende do outro. Enquanto a força depender da gente a gente pode lutar!
se tiver q ser vai ser acredito, mas temos q fazer nossa parte