O curso superior é muito cultuado, você pode ser um profissional incrível, ter ótimos cursos técnico e o conhecimento prático, mais sem o diploma provavelmente receberá menos, se for contratado.
Não sei... tenho me questionado isso nos últimos tempos kkkk
Cada dia mais o mercado de trabalho está mais rigoroso nas seleções e a concorrência cada vez mais acirrada... Mas acredito que se fizer a escolha certa em parâmetros do curso que irá cursar, se é o que realmente quer, vale muito a pena.
O que não podemos é ficar acomodados, devemos sempre estar em busca de conhecimento.
Atualmente é bem importante, a maioria dos concursos estão exigindo o diploma superior, claro que depende do curso, tem cursos que tem mais empregabilidade.
Um diploma de curso superior é interessante para algumas áreas e empresas. Ele conta pontos numa entrevista de emprego e no cargo / salário, porém hoje em dia os empregadores procuram muito mais por experiência e produtividade. Você precisa ser bom naquilo que pedem. As vezes isso é mais importante que seu diploma (quero dizer a faculdade que você cursou).
É sempre bom ter um curso superior, não só por conhecimento e fundamentos na área para lidar com as questões profissionais, mas pelo amadurecimento como indivíduo. Como peso, pós, mestrado e doutorado obviamente são os que impressionam e agregam mais, pois todos os anos as faculdades formam milhares de jovens. Quem tem algo a mais a oferecer tem melhores chances.
No Brasil ainda tem um status e tal. Também abre portas pra concursos. Para o mercado, no entanto, não é qualquer curso nem qualquer universidade que vai fazer diferença. Alguns casos é até melhor fazer um técnico.
Depende dos seus objetivos. Mas eu recomendo ter um diploma, mesmo que seja qualquer um, só por ter. No Brasil, infelizmente, o diploma é mais valorizado do que o conhecimento em si.