1.23K  30/05/2018 19h26

Ela está endividada principalmente no cartão e diz que a culpa é minha. Quando nos casamos sempre dividimos todas as despesas mas ela acabou se endividando e falou que eu deveria ter ajudado financeiramente ela, tipo bancado mais as coisas para ela não gastar muito e não chegar a este ponto. Embora sempre trabalhei desde que nos casamos hoje ela ganha mais. Mas tudo o que falamos termina em discussão, até evito falar com ela, pois começa uma briga, diz que tem muito ressentimento. Estou a um triz de me separar. Vocês acham que ela tem razão? o homem tem q bancar a mulher mesmo q ela trabalhe, ganhe mais e desde o começo combinaram que dividiriam as contas???? pois é, as finanças também fazem parte de um casamento e interferem muito!!

eles perguntam
8 4
elas respondem
anônima
30/05/2018 08h44
Ela gasta mais do que deveria, e a culpa é sua? Ahan... tá bom...
30/05/2018 10h17
Não, você não tem que bancá-la, a menos que tenha pedido para ela ser dona-de-casa, o que não é o caso. A reclamação dela pode ser porque, sem querer, ela acabou ficando com a maior parte das despesas, e isso está pesando para ela. Ela não pode comprar as coisas que gostaria, pois, tem que compensar as despesas da casa porque você pode ajudar menos do que ela.

1 - Vocês podem estabelecer que as contas fixas da casa serão dividas em partes iguais, independente do salário de cada um. O que sobrar do salário de cada um, vocês gastam com o que quiserem. Cada um arca com os próprios gastos pessoais.

2 - Vocês podem juntar todo o orçamento. O salário de um é do outro também - independente de quem ganha mais ou menos, a dívida de um, também é dos dois.

Caso as despesas conjuntas já sejam divididas em partes iguais, a dívida pessoal é responsabilidade inteiramente dela.

Por fim, se mesmo ganhando menos, você banca a maior parte das despesas e ela gasta o salário dela só com ela mesma, manda essa mulher passear.

[Coloquei resposta para vários cenário, porque não sei como vocês dividem as despesas conjuntas]
30/05/2018 10h23
A culpa não é sua.
anônima
30/05/2018 08h37
Não. Ambos se ajudam nas despesas. Se ela gasta demais com coisas dela, ela que pague o que gastou. Nada a ver você banca-la.
anônima
30/05/2018 08h42
Claro q não. Ela q é compulsiva e não consegue seguir o orçamento doméstico.
A mulher sábia edifica o lar e a tola o destrói c as próprias mãos.
30/05/2018 10h49
Ela precisa se controlar... mas já que chegou a esse ponto... procura sentar c ela p analisar como irão resolver... juntos. Aí vc ajuda. Enqto ela estiver c problema estará mto nervosa e irão brigar sempre.
Depois q resolverem vcs conversam sobre gastos. C certeza ela estará mais aberta a ouvir.
Ela precisa gastar o que pode.
anônima
30/05/2018 18h39
Não. Se ela gastou mais do que deveria, sendo que os gastos fixos de vocês já estão contabilizados, não tem como ser culpa sua. É preciso, porém, cada um analisar outros gastos necessários, principalmente alimentação que embora seja fixo, oscila muito de preço, e outros como exames ginecológicos, anticoncepcionais (se for o caso). Um tem que ser o apoio do outro.
anônima
30/05/2018 19h26
Cada casal tem seus costumes e devem ser conversados para não ter problemas depois. Meu casamento sempre foi renda única. Desde quando a renda era só minha, até hoje que a maior renda é a dele.
Ou seja, estaríamos dois endividados ou não.
Concordo com @Anaximandrus
eles respondem
anônimo
30/05/2018 10h49
Vou falar por experiência.

Como já disse aqui em outras ocasiões, eu não gosto de ver nenhum casal com problemas se separar. Separar-se não é melhor solução, quase nunca. Há sempre outras soluções mais propositivas, mais razoáveis, mais bacanas à vista, por mais que a separação possa parecer a melhor forma de resolver os problemas de imediato.

A maior parte dos casais que se separam, depois de uma ou duas décadas, arrependem-se muito da decisão. Sobretudo os que possuem filhos em comum. Isto que cito são dados de pesquisas, não é achismo meu.

O problema é financeiro? Certo. Milhões de casais, de famílias brasileiras, vivem com problemas financeiros e dívidas hoje. Aí pergunto: - "O que vale mais: o dinheiro ou a família?"

Em primeiro lugar, em um casamento, em uma convivência e domicílio conjugal, não existe essa coisa de "o meu dinheiro e o seu dinheiro". Sério. Se a sua mulher pegar um dinheiro escondido da sua carteira ou se você surrupiar um dinheiro da carteira dela, e depois de constatado o "furto" algum de vocês chamar a polícia, sabe o que a polícia vai fazer? Ela vai mandar vocês dois tomarem no cu e pararem de chamar a polícia para resolver atos absurdos, pois não existe ROUBO entre marido e mulher, entre duas pessoas que convivem juntas. É como um pai chamar a polícia para reclamar que seu filho lhe pegou 50 reais da carteira. O que o policial pode fazer? Dar um bronca no próprio pai: - "Dá uma surra nele e resolve isso, cacete! Eu tenho mais o que fazer! Tenho ocorrências para prender bandidos. Não tenho tempo para ser pai do filho dos outros!"

Dentro de uma casa, de um asilo domiciliar, não existe isto de: "este dinheiro é meu, este dinheiro é seu." Todo o dinheiro é de todo mundo. Todos devem contribuir, como podem, como sabem, para trazer dinheiro para a casa. E o chefe da família deve decidir como dispensar corretamente todo o dinheiro para a felicidade da família.

Senão não é uma família, são apenas duas crianças brincando de casinha.
30/05/2018 09h49
Claro q não. Quem manda gastar mais do q ganhar. Vc tbm não deveria banca-la não
anônimo
30/05/2018 09h57
Tem que medir a água conforme o fubá.
anônimo
30/05/2018 19h13
Obviamente a culpa não é sua. Ela tem que tomar vergonha na cara. Ela quer um marido ou um pai para dar a mãozinha pra ela e bancar tudo?