Vamos lá, aula básica de história:
1º) Só existe uma raça: a humana - os diferentes povos são chamados de grupos étnicos (grupos que dividem semelhanças culturais, espaço geográfico, costumes e tradições). Podem dividir semelhanças físicas ou não. Brasileiro é uma etnia, por conta da colonização, imigração e miscigenação temos fenótipos variados, outros grupos étnicos se formaram de modo a permanecer com um fenótipo mais homogêneo, ainda assim nenhum país possui fenótipo único. Fenótipo são características físicas, geneticamente somos todos do mesmo grupo racial.
2°) Nossa origem é na África. Quando os seres humanos saíram do continente africano, já eramos homo sapiens sapiens, nosso cérebro já havia desenvolvido a capacidade de raciocínio lógico, portanto o desenvolvimento genético do cérebro é igual para todos os grupos étnicos.
3º) Por que os seres humanos têm características físicas diferentes, então? Por causa da adaptação. Quando os humanos migraram da África para os outros continentes tiverem que se adaptar às condições ambientais diferente daquelas encontradas em seu local de origem, a aparência se modificou para tirar maior proveito do ambiente em que viviam.
4°) Os europeus não se desenvolveram primeiro. Antes de existir o que chamamos de Europa, outros povos do oriente já eram desenvolvidos, por exemplo, os povos semitas, do semi-fértil (região no atual Oriente Médio): Babilônios, Fenícios, Hebreus, Árabes, etc. Os Egípcios na África setentrional, os Etíopes na África subsaariana, os Indianos, Chineses e Japoneses na Ásia, os ameríndios como Incas, Maias e Astecas - só para ficar nos mais conhecidos.
5°) A desigualdade que vemos no desenvolvimento de alguns países hoje, remonta à um tempo muito mais recente. Mais precisamente a Idade Moderna, com o início das Grandes Navegações (no final de 1400). Colonização, invasão, guerras, escravidão, desequilibrou o desenvolvimento Ocidente X Oriente.
Falei por alto, PESQUISE, espero ter ajudado.
O conceito de raça não é cientificamente exato hoje em dia, em verdade, não é nem mesmo utilizado na moderna concepção e produção científica.
O que você quer dizer com "os europeus (caucasianos) se desenvolveram primeiro e melhor que os ameríndios na América?" Se compreendi corretamente sua pergunta, ela parte de uma conclusão totalmente equivocada antropológica e etnograficamente, não há a ideia ou o fato de que tenha existido um desenvolvimento maior do europeu nas Américas. Você talvez precise especificar o que pretende com "desenvolveu", "primeiro" e "melhor".