Uma briga de rua: um sujeito fica assistindo o outro gingando e esperando para tomar um chute dele... Talvez ao fundo a musiquinha... paranauê paranauê paraná
Uma luta disfarçada... era essa a intenção ao incluir a música nos treinos. Os donos de senzalas achavam que eles estavam dançando, dança típica dos negros, e na verdade estavam treinando.
Eu fiz capoeira por um tempo... e olha... trabalha bastante o corpo... é gostoso de jogar.
Há dois tipos de capoeira: a de Angola e a Regional. A de Angola, explicando superficialmente, é mais tradicional, é mais próxima de um jogo e de uma dança. A Regional já é mais voltada para a luta. Ambas tem golpes poderosos, mas pelo que vejo, o ritmo é diferente.
É os 2, acredito que possa ter sim efetividade em um combate.
As brigas de verdade são diferente dos treinos, nos treinos se pratica os movimentos, como aplicar os golpes corretamente, sempre sem a intenção de machucar o outro.
Em algumas artes marciais fica mais pegado mesmo, mas faz parte.
Já em um briga o cara vai pra valer, já com o conhecimento e a técnica aprendida nos treinos.
Mas eu prefiro as lutas com menos "firula" mesmo.
Isso aí acaba fazendo parte da cultura, no karatê por exemplo tem os katas, que você tem que aprender, mas não é o que você vai usar no combate.
A ginga na capoeira a princípio era para disfarçar era pra parecer uma dança e todos os golpes da capoeira saí da base da ginga e eu fiz capoeira e sei q é uma arte marcial muito forte e rápida e a ginga é opcional vc faz se quiser em uma luta real o que vc precisa fazer é so ficar na base da ginga e manda o golpe que pode matar se dado certeiro então tem q usar com calma e cautela