1.19K  02/10/2015 19h46

As pessoas inventam personagens através de roupas, penteados, posturas e tudo com a finalidade de se adaptar ao meio social, seja para esconder seu verdadeiro Eu ou apenas para conseguir sobreviver.

É possível manter esta máscara por muito tempo?

elas perguntam
5 6
eles respondem
anônimo
02/10/2015 12h35
Concordo que as pessoas estão o tempo todo dissimulando, mesmo que de forma inconsciente.
02/10/2015 12h35
Todos não, mas a maioria sim. Só meus amigos mais próximos sabem como eu sou de verdade, porque nem todo mundo entende o lado do outro. Mas cai no conceito de Personas, onde você acaba sendo uma pessoa diferente pra família, amigos, colegas de trabalho...
anônimo
02/10/2015 15h43
Concordo com Steinberg,seja la o que for.
02/10/2015 17h59
A grande massa se utiliza dessas máscaras para se misturar e conseguir viver nesse mundo caótico.
elas respondem
anônima
02/10/2015 18h33
Nós não só criamos personagens como muitas vezes acreditamos sermos de fato como imaginamos. Às vezes inconscientemente... Por isso muitas pessoas não conseguem ter um relacionamento duradouro pq tem alguém ao lado dela para lembrá-la a todo instante que ela não é esse alguém que tanto fantasia e confrontar nosso eu e encarar nosso pior lado é muito difícil, logo é mais fácil largar de alguém que te traz a realidade do que abrir mão da sua fantasia sobre si mesmo.
anônima
02/10/2015 12h14
Concordo.
Usar uma máscara não significa necessariamente ser algo que você não é, na maioria das vezes usamos "máscaras" porque precisamos nos adaptar à uma situação.
Em certos lugares, com certas pessoas... nem sempre dá para agir ou falar o que pensamos.

Em relação ao "inventar" um personagem, não creio que seja para ser aceito ou esconder algo, pelo contrário, acredito que cada pessoa cria algo para si com base no que acredita, defende e se assemelha.
02/10/2015 12h14
Sim, concordo. Somos seres sociais, estamos sempre nos adequando as diversas situações. Temos nossos desejos mais íntimos, mas não os realizamos ou os externamos porque precisamos seguir determinadas regras sociais. Para Freud, o nosso verdadeiro eu seria o 'id' e o que aquilo que somos perante a sociedade/cultura o 'ego', as maiores angústias do ser humano se dão por causa do conflito destes componentes do aparelho psíquico. Falando por mim, o que eu demostro ser diverge um pouco daquilo que realmente sou
02/10/2015 12h28
Discordo.Eu não uso. Sou eu mesma. Sou transparente embora tenha seu custo. #cqc Já vi tantas máscaras caírem. É só questao de tempo. Como se diz: ninguem engana todos por todo o tempo.
02/10/2015 19h46
Concordo.
Vez ou outra todos usamos máscaras, seja por conveniência ou necessidade.
Há aqueles que usam máscaras o tempo todo, que na minha opinião têm algum grau de desvio de caráter.
02/10/2015 17h55
Concordo.