Com a atual situação no Brasil me surgiu a possibilidade de dentro de um ano esta me mudando para portugal com minha mãe, porém fiquei pensando se realmente seria bom, apesar das varias vantagens que se tem morando em portugal, tbm tem as desvantagens de ficar longe da familia. gostaria de saber suas experiencias em morar em outros paises, como foi no inicio, a adaptação, os estudos, e etc.
é especificamente para quem mora em portugal, como esta ai atualmente ? como é feito o ingresso na universidade publica ? eu ja estou matriculado em uma aqui so que se realmente me mudar terei que fazer a transferencia ? ou o enem (ou outra forma de ingresso) novamente ?

eles perguntam
8 5
elas respondem
anônima
10/06/2018 11h46
Nunca morei , mas também penso em mudar pra Portugal em alguns anos. Lá se vive bem, nível classe média com 1 salário mínimo, bem diferente do que é aqui... E ainda têm a vantagem da língua que é muito parecida com a nossa, acho que Portugal é a melhor opção para um brasileiro que quer morar fora.
10/06/2018 13h13
Com a procura dos brasileiros por Portugal nos últimos anos, há muito material na internet sobre o assunto, muitos blogs especializados até, além de material oficial da Embaixada explicando os trâmites. Não deixe de pesquisar.
Quanto à adaptação morando fora: a saudade é imensa, ausência dos amigos, da família, a sensação de deslocamento inicial. Embora em Portugal provavelmente o impacto cultural não será tão grande, embora vc vá acompanhado de sua mãe, há ainda a diferença entre vc e os outros. Isso pode ser enriquecedor se vc tiver o ânimo certo. A depender da região para a qual vc vá, talvez o clima tb seja algo a que vc precise se adaptar.
A universidade europeia é diferente da nossa, não sei qual sua área, mas minha experiência é a de que não tenhamos aqui na maior parte das instituições o comprometimento esperado dos estudantes lá. Nesse sentido, havendo algo específico que vc queira saber, pergunte.
10/06/2018 14h40
Fui criada fora do BR c meus avós. Amava o lugar onde eu morava, quando voltava para o BR tinha uma impressão muito "fundo do poço". Até que voltamos a morar aqui definitivamente e aprendi a amar esse pais, principalmente a simpatia e benevolência das pessoas. Voltei algumas vezes para fora, mas só para passar ferias, e toda vez que saio do aeroporto da a sensação de estar mesmo em um pais de terceiro mundo.
No momento estou esperando entrar em uma empresa de logística de conteiner, já com a intenção de pode trabalhar lá e aqui.
Ir sozinha sem ter um emprego me esperando,fica difícil.
A respeito de facu, tem tantos blogs passando essas infos que da pra vc programar certinho.
E ainda estando com sua mamis, se jogaaaaaaaaaa
11/08/2018 15h55
Estou pensando muito nisso .
Vou aplicar o visto no início do ano que vem.
11/08/2018 18h13
Vai sem olhar para trás!!!
20/09/2019 18h28
eu sou de portugal, moro no porto, o que gostavas de saber?
anônima
20/09/2019 18h30
Não morei, mas queria
anônima
20/09/2019 18h32
Cara, sendo Portugal vai ser bem fácil a adaptação. Já morei na Áustria e lá foi difícil demais... O idioma, o frio... Cresci muito, mas eu não voltaria pra lá, escolherei Portugal, Espanha ou Itália.
Com certeza vale a pena morar fora
eles respondem
anônimo
10/06/2018 12h18
Não, mas não descarto esta possibilidade, no começo do ano meu pai já me deu as idéia rs, quer que eu me mande pra lá, Portugal é interessante cara, ainda mais com os incentivos do governo português .
anônimo
11/08/2018 15h30
11/08/2018 15h31
Sim, vivi um tempo no Paraná, Brazil. Horrível a experiência.
anônimo
11/08/2018 18h04
Eu já morei nos Estados Unidos, por que o Brasil tá amarrado!!!!
anônimo
20/09/2019 18h39
Minha mãe é norte-americana (ela veio pro Brasil trabalhar com jornalismo, tipo, ela que mandava para lá o que acontecia aqui) e meu pai é brasileiro (se conheceram em 2000 e se casaram em 2001, nasci em 2002, mas infelizmente se separaram em 2008). Já passei uma temporada nos EUA quando criança, e atualmente estou no Brasil para tentar o Enem (conseguir faculdade lá é quase impossível). Olha cara, pelo que me lembro dos eua, as pessoas valorizam muito o dinheiro, tipo, 20 dólares para eles é que nem 100 reais pra gente. As pessoas lá eram bem legais, e sempre que minha mãe falava que eu era brasileiro, eles ficaram muito curiosos e enchiam ela de perguntas. Já visitei uma escola lá, e o investimento nos materiais lá realmente é mais alto, mas os jovens são a mesma cosa daqui, todo mundo no celular e quase ninguém interessado na matéria. Você pode conseguir entrar numa USP da vida e conseguir uma bolsa para estudar e trabalhar lá fora (o governo costuma dar essas bolsas).