além de analisar a proposta, as pessoas precisam saber que a votação não é o fim.
Precisamos monitorar os políticos eleitos -seja o seu candidato ou não (taí o legal do voto ser secreto e não ser vendido, de preferencia)-, e assim, exigir que eles cumpram o que prometeram, que façam algo útil pra população. Pressioná-los.
Infelizmente, as pessoas ficam com políticos de estimação, e acham que após sair da urna o trabalho terminou. Não, aí é que as coisas realmente começam, independentemente, do seu candidato ter vencido, perdido ou vc não ter votado.
Quando qualquer pessoa vence uma eleição, independente dela ser a pessoa mais maravilhosa da terra -e ser o seu político favorito-, ela fica vulnerável a uma série de oportunidades pra se corromper (assim, como qualquer pessoa no dia a dia), então temos que conhecer nossos direitos, saber quais instrumentos temos para nos defender do Estado, fazer denúncias, e assim poder reclamar por nossos direitos.
Além disso, o brasil precisar parar com essa briguinha de ensino fundamental de ''direita'' x ''esqeurda'', de ter políticos de estimação, pois isso só fode com a população, e favorece nossos adoráveis políticos, pois focamos nossa atenção em coisas superficiais:
meu candidato é melhor; é melhor jair se acostumando; o lula foi o melhor presidente do brasil; meu candidato nunca roubou; meu candidato roubou, mas fez; meu candidato é a única saída pro povo; meu candidato vai melhorar a educação, entre outras pérolas...
E, por favor, não existe vilões e mocinhos na política. Vamos melhorar.
.. respondendo a pergunta: não analiso, eu não voto.