1.68K  10/10/2019 14h46

Pessoal, sou branca mas não sou racista, é apenas uma dúvida de quem realmente não entende essa lógica. Tenho um professor que é negro e ele faz parte do movimento negro, meu curso é de saúde mas temos essa disciplina de humanas. Toda aula ele fala do movimento negro, respeito. Ele diz tb q não existem pessoas pardas, q só se pode ser branco ou negro. Mas por exemplo, tem uma garota na sala q tem a pele mt mt branca mas tem traços de negros (lábios grossos, cabelo crespo) esses dias ele aprontou pra ela na sala e disse q ela é uma garota negra só q de pele clara. Em outra aula, tinha um menino com a pele mais escura, porém com traços da raça branca como nariz super fino e cabelo liso. Ele apontou pro menino e disse q ele é negro devido a pele. Me desculpem, mas não vejo lógica nisso, pq as características da etnia branca são ignoradas? Pq a pessoa não pode ser mestiça já q a mesma possui traços de ambas as etnias? Parece q querem taxar td mundo de negro só para fortalecer o movimento..

elas perguntam
10 8
eles respondem
anônimo
21/06/2018 20h09
Gente retardada que não tem o que fazer. Rouba um movimento que faz todo sentido nos EUA, mas pouco sentido no Brasil. Aqui praticamente todo mundo tem índio ou negro no DNA, a maioria é parda mesmo, agora, quem tem uma linhagem semelhante aos pardos e nasceu com uma pele com menos melanina deve ser considerado branco europeu opressor? Acho que não.
anônimo
21/06/2018 20h34
Branco é quem tem pele branca e negro é quem tem pele preta ou marrom, independentemente dos traços faciais e características de cabelo.
Quer dizer que se um filho de dois brancos loiros tiver lábios carnudos e nariz largo ele é negro??? Peraí né... as pessoas estão embolando tudo e querendo dificultar as coisas.

Pardos existem sim, SÃO NEGROS, mas com uma pele menos escura que outros negros. Eu e o Seu Jorge somos negros, mas o tom da nossa pele tem uma diferença gritante.
Pardos são negros com um tom de pele menos escuro, assim como azul claro e azul escuro ambos são azul.
anônimo
22/06/2018 00h15
É porquê esses negros são racistas.
10/10/2019 14h46
Pergunta antiga mas oportuna.
Esse professor é só mais um patrulheirozeba caga-regras.
Foda-se o q ele pensa que pensa
21/06/2018 21h00
Nossa, que bosta. Detesto esses papinhos de cor, me dá ânsia, na moral.
anônimo
10/10/2019 14h34
Eu sou fruto da mistura das raças. Puxei o lado da raça negra, mas minha pele é mais clara, o q seria o negro de pele clara (parda) e passei a ter orgulho disso. Mas de uns tempos pra ca, alguns negros tem dito que sou branco e que negro verdadeiro é quem tem a pele escura. Quer saber? Nao ligo mais pra isso. No fim das contas quem tem que se virar na vida sou eu, sendo branco ou preto. O fim é o mesmo pra todos.
21/06/2018 21h04
Imagina Trump falando isso ou falando da mesma forma que Muhammed Ali sobre a miscigenação.
anônimo
10/10/2019 14h24
Professor á la Paulo Freire.

Embuste.
21/06/2018 21h00
Concordo com sua teoria....e se eu tivesse o poder acabava com essa onda de branco ou negro aqui no País......as raças primárias reconheço são: branco, negro, indigena, e oriental..... Só q aqui n tem branco igual ao Alemão ou Inglês.....e n tem negro tipo Africano.......então todos nós somos misturados.

É mulher clara e com bunda grande de africana e com nariz grosso e cabelo liso ou duro..... Negras, umas com muita bunda, outras com quase nada, e de nariz fino com cabelo liso, e por aí vai......as vezes uma filha da mesma família.....uma nasce com olhos claros, cabelo um pouco liso e mais corpo.....e a irmã com cabelo mais duro e pele mais escura......Então somos todos povos misturados e sem uma cor definida..... Eu mesmo tinha pele clara, e com o tempo e o clima, o tom de minha pele escureceu mais. Então somos assim!
21/06/2018 20h15
Em qualquer movimento coletivista tem hipocrisia, seu professor não é diferente nisso.
elas respondem
10/10/2019 14h44
"pq a características da etnia branca são ignoradas?" Pq o movimento negro vai além de de traços e cor de pele..é na cor da pele ainda entra o colorismo. Mta coisa ainda precisa ser desconstruída como por ex a mulher que tem nariz e lábios finos mas a pele retinta..ela não seria negra pq tem traços de branco? Sim, seria como ela é negra. Assim como a pessoa de pele clara com traços de negros( é difícil ver ela como negra, pq geralmente associamos a cor da pele)..isso seria uma ótima discussão até( confesso que adoraria uma roda de conversa pra discutir sobre)
Sabe o que não muda no povo preto? A forma como é visto. Difícilmente algum negro nunca sofreu racismo..então a gente mto bem quem é negro ou não.
A negritude vai além de traços e características, o movimento negro é vasto. Eu concordo qdo ele diz que somos brancos ou pretos.
21/06/2018 20h25
Geralmente, muitas pessoas gostam de buscar palavras para definir o que é e o que não é. Com o "pardo" não foi diferente, você não é negro, não é branco é um "café com leite".
Na minha humilde opinião, ele na posição de professor poderia saber a opinião de cada um, e não expressar apenas o que ele pensa, porque acaba gerando vários questionamentos, em que fez você e acredito eu, que muitos da sua sala, criar uma má imagem dele.
anônima
21/06/2018 20h43
O negro no Brasil é negro pela cor da pele e pelos traços também, mas quando uma pessoa tem a pele clara demais para ser considerada negra e outros traços de ancestrais negros ela é parda.
Eu não posso me considerar branca, e muito menos negra, mas tenho traços de ambos então ele me chamaria de negra? Posso pegar cotas para negros por ter lábios carnudos e pele que queima ao sol?
Isso não funciona aqui no Brasil onde a população é miscigenada, seguindo o pensamento do seu professor quase toda a população seria negra.
22/06/2018 01h09
Movimento negro é um assunto cheio de vieses. Não comento sobre porque sou branca demais para ter propriedade sobre o que é ser negro ou não. Enfim, a colocação de seu professor não está errada, nem seu ponto de vista. Contudo, se você não sabe muito a respeito do tema, sugiro não apontar a fala do outro como equivocada
anônima
21/06/2018 20h49
Entendi o pensamento do seu professor. Ele quis dizer que a menina, por exemplo é considerada negra por seus traços e o garoto pela cor da pele mais escura. Mas ficou uma dúvida, os de pele morena/vermelha (que no caso são os índios) ele também considera negros?
anônima
10/10/2019 14h28
Não tente entender não, que você vai é morrer doida.
Tem negro no youtube que diferente desse seu professor sacaneia com qualquer pessoa parda que achar que é negro.
E quanto mais você insistir em tentar entender, mais você corre o risco de ser chamada de racista.
anônima
21/06/2018 20h14
Querida seu professor está certo, vai ler um pouquinho sobre o assunto q vc vai entender!
anônima
21/06/2018 20h05
Concordo