Correção social deve ocorrer através do mercado, e não da academia.
A academia deveria servir para esclarecer as pessoas cientificamente e filosoficamente, até mesmo as que estão fora da academia, e não como parâmetro principal para vagas de emprego, as pessoas dentro da academia deveriam estar voltadas a esse tipo de abordagem, por isso que existem qualificações técnicas que podem ser alcançadas fora da academia, ainda muito restritas no Brasil, mas não em outros lugares do mundo, é para isso que muitas pessoas podem se inserir no comércio ou no setor empresarial sem sem necessitar de um diploma, às vezez ganhando até mais que um diplomado, apesar de esses setores serem muito reprimidos no Brasil. Há diversas outras soluções.
Calma, são apenas 20%, ainda há 80% de vagas pros demais, não estão fazendo concurso exclusivo pra negro e excluindo o branco. E o negro que não quiser, basta disputar as vagas de ampla concorrência, ué.
Quando o número de negros em altos cargos for minimamente proporcional ao da população, aí a necessidade de cota deixa de existir. Fecho com o Aristóteles, trate igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida da desigualdade.
Claro, não é uma solução definitiva, no lindo mundo ideal, não há racismo, a educação em escola pública é de alto nível e acessível a todos. Mas enquanto tá nessa merda, é uma gambiarra.
Não concordo!! Todos somos iguais e capazes.
Cota>> É o mesmo que dizer que a pessoa é incapaz chegar algum lugar somente com seu esforço. É preconceito, Racismo.
Não concordo com cota em nada...concordo em melhorar a educação de base, mas isso não da voto, e a galera da escola pública curte ganhar pontos extras, dai nem tem movimento por esse tipo de melhora..
Mas como já foi dito pelo @noctivago se tiver que colocar cotas, que seja por renda, assim todos se beneficiam e vira um sistema mais justo.
Concordo com cotas para incompetentes. Atualmente, só passam pessoas que tiveram competência para estudar. Um absurdo! E quanto a maioria da população que é incompetente? Ficarão sem representação no serviço público? Temos que rever essa política excludente.
Em Portugal o negro pobre, vive no meio da sociedade que tem $$$$$$$ ....... lá, negro ou branco tem bons estudos e boas escolas.. .
aqui no Brasil, negro é excluído mesmo, até de escolas de nível e por mais que ele pague pra estudar, muitos querem tirar o direito deles...
As Universidades Públicas estão falidas, sem aula, em greve e em estado deplorável.. Daí, o rico branco ou pobre negro fica sem estudar.. .bem feito pro povo que estragou a sociedade por causa da pele...
Na Ilha do governador no Rio de Janeiro tá cheio de filhinho papai tomando o lugar do pobre exigindo o quê?
Aulas..porque o professor não recebe...
E o quê estraga as universidades?
O roubo, dinheiro mal investido.
Pais justo não tem cota, tem investimento e inclusão social..
Concordo ainda há preconceito na sociedade contra negros e pardos, eles tem menos oportunidades e por isso precisam de cotas pra entrar na universidade e em concursos, já que no mercado as oportunidades são menores e mais difíceis.
Sim concordo, os negros foram escravizados por séculos, e na década de 50 nos EUA ainda havia segregação racial, mandela lutou contra o apartheid em meados da década de 80, seja isso é muito recente na nossa história ainda, e deixou profundas marcas sociais na história dos negros
Concordo em número, gênero e absolutamente com o que o user Layne disse.
Acrescento apenas que, termos a mania de olhar para o nosso umbigo ou a de fazer fantasiosas comparações com outras nações onde às questões sociais são totalmente diferentes das daqui.
A partir do momento em que negros tenham a msms oportunidades sociais,despreconceituosas que brancos e pobres tem. Ai sim, cotas deste tipo Não mais seriam necessárias.
Uma medida emergencial?Sim. Não resolve o problema Complexo racial, cultural e social? Talvez. Mas de fato o ameniza dando-aos negros uma chance de igualdade numa sociedade de desigualdade.
Eu acredito sim na utilidade das cotas. Moro na cidade mais negra do Brasil. Venha aqui, entre na universidade federal e conte nos dedos a quantidade de estudantes negros matriculados. Daí vc imagina que há 10 anos atrás a cena era muito pior. Os próprios professores reconhecem isso, não é coincidência que os negros tenham sido afastados do ensino superior ou privados da educação nas escolas. Além de ser uma questão cultural é também histórica! Tem uma motivação para as cotas existirem, equilibrar o sistema fodido.