Pode perder o efeito sim e gerar efeitos colaterais graves ainda por cima, e pode atrapalhar a contracepção também, porque a absorção da pílula vai ficar toda errada e irregular.
o comprimido tem um revestimento que foi feito para resistir aos ácidos estomacais e chegar no intestino, no qual vai se dissolvendo aos poucos no trato intestinal e com isso liberar controladamente os hormônios, para assim manter a concentração dele estável na corrente sanguínea, até vc tomar a próxima dose no período recomendado, para manter a contracepção.
com ele sendo mastigado, o comprimido vai dissolver muito rápido e irregularmente e os hormônios dele vão ser liberados rápido demais, uma boa parte deles pode ser desnaturado no estômago e perderem a sua atividade e o que chegar no intestino, e entrar na sua corrente sanguínea, vai chegar numa concentração alta demais ou baixa demais, fora da concentração adequada o que vai provocar picos e desequilíbrios hormonais.
e ai pode se perder o efeito contraceptivo a depender da dose, pois se houver baixa concentração a atividade ovariana pode voltar e ocorrer a ovulação, se houver picos de alta concentração hormonal, vai provocar desequilíbrios hormonais que a longo prazo pode levar a doenças e outros efeitos colaterais.
inclusive ao efeito adverso de estimular demais a ovulação ou até provocar a liberação de mais de um óvulo num mesmo ciclo.
nunca mastigue os comprimidos, não foram feitos para serem ingeridos dessa forma, se vc não consegue deglutir eles inteiros, troque o A.C. oral pelo injetável.