Exemplo, garçonete, zelador, vendedor de picolé na praia... E entre outros tipos de trabalhos?
Acham que são inferiores a outras pessoas por esta fazendo aquilo?
Pelo sempre motivo que não tem prestigio igual outras funções.
Qualquer um pode ser um vendedor de picole, zelador não exige nenhum conhecimento e geralmente são cargos destinados para pessoas que classe inferior.. As pessoas querem falar que é empresario, médico, arquiteto e não um simples ajudante...
trabalho é trabalho. vergonha é ser vagabundo.
Tem vendedor de areia de praia que forma filhos na faculdade particular. Se isso não for digno, não sei mais o que é.
Por causa do status, somos todos incentivados a estudar e a ter uma profissão que dê um bom retorno financeiro e status, tipo, médico, advogado e engenheiro.
Quem nunca ouviu "Estuda se não vc vai acabar varrendo rua" ou algo do tipo.
Isso faz com que algumas pessoas se sintam inferiores por terem esse tipo de emprego.
Fora que algumas pessoas se sentem superiores as outras por terem um emprego com melhor salário e status, geralmente, esse tipo de pessoa faz de tudo para se exibir quando encontram um conhecido que trabalha numa profissão desvalorizada.
Enfim, são diverso fatores que levam a isso.
Porque são vistos como trabalhos de quem "não deu certo na vida". Como se a pessoa não se esforçasse o bastante pra ser bem sucedida.
Negócio é ser feliz, já trabalhei vendendo sorvete, entregando salgado, em restaurante... Bem sucedido é quem paga as contas e não prejudica ninguém. Tá cheio de "bem sucedido" por aí que sonega imposto, tem dívida trabalhista mas prefere viajar pra fora do país.
Porque brasileiro é ignorante, em países desenvolvidos essas funções são valorizadas porque as pessoas entendem que são funções importantes como tantas outras. No Brasil o que conta é o status, e essas funções não tem status social.
Já tive. Era muito orgulhosa e foram dias difíceis, os primeiros. Mas de um aprendizado incrível.
Sou muito grata por esse trabalho. Me ensinou sobre a vida, e isso não tem preço.