A esquerda está mais relacionada ao princípio da igualdade. Um governo que se diz de esquerda, se for coerente, deve tender a frisar mais propostas que visam uma maior distribuiçaõ de renda e melhorias para as classes mais baixas da população.
A direita está mais relacionado ao princípio da liberdade. Um governo que si diz de direita tende a criar ações que promovam uma maior segurança econômica, e favoreçam o livre comércio.
Vou catar uns professores de História pra isso, melhor.
(esse eu não sei se é professor)
(esse aqui foi o que passei a assistir mais) vários vídeos sobre coisas que as pessoas falam demais, mas não fazem ideia sobre o que estão falando.
Tem um outro baum também, mas não to lembrando o nome.
A "esquerda"(mais ligada ao intervencionismo/socialismo), defende um governo que se atenta mais a parte social, priorizando as necessidades emergenciais e mais básicas da população. Porém, em efeito negativo, pode sufocar a economia com altas taxas e regulamentações, podendo também gerar crises e juros altos, além de criar divisões sociais dentro da sociedade.
A "direita", (mais ligada ao capitalismo), por outro lado, defende a ideia do livre mercado competitivo, e liberdade individual, priorizando o mercado financeiro e a iniciativa privada, facilitando investimentos e o crescimento individual das pessoas. Porém, se for mal supervisionado, pode abrir brechas para injustiças socioeconômicas.
Esquerda tem muito a ver com emoções e coitadismo/vitimismo e é onde o controle da economia pertence ao governo.
Direita defende a verdade, a praticidade, a regra é de competição é "que vença o melhor", e a economia sem controle do governo.
OK
Direita: Liberdade e supremacia do indivíduo. O Estado não é deus, não encarna a bondade divina, o Estado é um mal necessário.
Esquerda: Estado forte, interventor, que suprime as liberdades e controla a economia e a sociedade. O Estado é a salvação da sociedade.
Outra
Direita: liberdade econômica, economia livre e desregulamentada
Esquerda: economia regulada, controlada e dependente do Estado. Antro de corrupção.
Outra:
Direita: liberdade de crença e de expressão
Esquerda: Estado controla mídia e censura opiniões contrárias
Mas nada disso é admitido, é tudo negado. A gente sabe olhando o que eles fazem quando chegam no poder ao longo de toda a história.