1.15K  14/08/2018 12h10

"Após a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciar a possibilidade de suspender as bolsas de mais de 93 mil discentes e pesquisadores a partir do ano que vem, estudantes de todo o Brasil se mobilizaram para evitar o corte orçamentário que vai atingir a pós-graduação.

A notícia veio na quinta-feira, quando o Conselho Superior da Capes enviou ofício ao ministro da Educação...

Em 2017, a pesquisa já estava na berlinda. Com o orçamento comprometido, as universidades federais sentiram na pele e nos trabalhos de produção científica o peso da incerteza financeira. O primeiro a dar sinais de turbulência foi o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que também financia estudos e pesquisas de milhares de bolsistas brasileiros. Há exatamente um ano, por causa do contingenciamento de verbas, anunciou que só teria dinheiro para pagar as bolsas até agosto de 2017."

Postado em 03/08/2018 13:22 (Jornal Estado de Minas)

elas perguntam
7 6
eles respondem
03/08/2018 14h49
É um pena esse corte de verba.

Mas a produção cientifica nao está ruim só por causa da falta de verba.

O problema é também a mentalidade de pesquisadores e orientadores q ao inves de construir conhecimento ficam só citando as mesmas referências e confirmando o q ja sabem.
03/08/2018 14h36
Ciência no Brasil é uma piada. Sabe por que? Por que brasileiro odeia Ciência, só gosta dos produtos gerados para a praticidade/conforto e pra justificar argumentos em briguinha na internet.

Colocaram matéria Espiritualidade na faculdade de medicina da UFF. Tomar no cu viu.
03/08/2018 15h08
Já trabalhei na pesquisa. Fiz pós graduação. É um problema de merda. Você é muito cobrado por produtividade e tem poucos recursos para desenvolver. Se contar a baixa remuneração de um bolsa que não dá direito a nada. Plano de saúde, férias nada disso. Por isso o Brasil não cresce não desenvolve tecnologia só compra. Achar que a Alemanha é um país rico do nada estão muito enganados. Uma das maiores polos industriais de química
08/08/2018 08h51
Sim, produzimos muita ciência e ganhamos muitos nobéis. Os alunos do Ciência Sem Fronteiras não vão fazer farra no exterior com o dinheiro do contribuinte. Então sou contra.
03/08/2018 19h35
Todas grandes economias do mundo investem em tecnologia e pesquisas.
anônimo
03/08/2018 14h57
Esperar o que vindo de um governo golpista?
08/08/2018 09h16
Existe pesquisa científica fora do governo.
elas respondem
14/08/2018 12h10
Foi tão desesperador que nem vim aqui discutir o tópico qdo aconteceu,
decidi apenas chorar no escuro em decúbito fetal.
Passado momentaneamente o susto e sem ler qq besteira que tenha sido
escrita, venho só para deixar esse anúncio a quem possa interessar.
A iniciativa é ótima.
03/08/2018 14h41
Absolutamente contra
anônima
04/08/2018 15h05
novo regime fiscal. todos já estávamos cientes (ou deveríamos, pelo menos) que isso ocorreria em algum momento.

lembro de mta gente apoiando a 'pec do teto dos gastos'', pois ia tirar o brasil da lama, era pra corrigir o prejuizo do satânico PT. etc. MTA GENTE ignorante (influenciada por partido político) batia palma, sem nem ao menos saber do que se tratava a proposta de emenda constitucional. Agora, vamos suportar esses cortes e outros que ainda virão. Esse é ''apenas'' na pesquisa científica, algo que não mexe com boa parte da população (pois são compostos de ignorantes), por isso mta gente nem sabe e nem se importa.

o problema é que a população (especialmente por estar quebrada em retardados de ''direita'' e ''esquerda''), só age quando é influenciada politicamente, mas como nesse caso nenhum partido se interessa pela pesquisa científica o povo ta calmo. 'ta tudo bem'. O brasileiro médio nem sabe o que é ciência, método científico. alguns nem sabem o que é Capes, a importancia da pesquisa pro país...

vai ter cortes, vai ter queda em investimento no ensino superior público e mta grana vai pras unips, estácios, etc (para enriquecer krotos da vida). pois é mais fácil dar dinheiro pra uma particular que uma publica, pois na particular a pesquisa não é tão incentivada. ''menos'' grana entra, mas tal grana não é investida em estrutura para uma educação apropriada.

bom, infelizmente, é uma realidade, algo mto triste, mas o pior: é que não vai parar por aí. ainda teremos boas mudanças não tão interessantes para GRANDE parte da população.

Agora, vamos lidar com o resultado da corrupção e ignorância que impera neste país.
anônima
03/08/2018 14h44
Mais uma vez Brasil fazendo o que mais faz de melhor: Atrasar ainda mais o país
03/08/2018 14h31
Então né. Vou nem comentar nada. Tchau
anônima
03/08/2018 14h33
Contra