Me ocorreu essa dúvida. É uma dúvida científica..
Talvez aqui tenha algum médico, então vou perguntar.

Sabe quando a gente sofre por algum motivo? Quando vem aquela vontade de chorar, e dá uma dor que parece ser no peito?

Claro que essa dor não é física, é algo emocional. Talvez alguma química cerebral entre em ação. Mas às vezes a dor parece ser no peito, tanto que a maioria das pessoas dizem que estão com um "sofrimento no coração".

Mas aonde será esta dor, realmente? Será que é mesmo no coração?
Ou a sensação de ser no peito é só ilusória, e tudo acontece no cérebro?
O que vocês acham? Alguém sabe?

eles perguntam
4 3
elas respondem
anônima
06/08/2018 15h29
O responsável por esse efeito é a adrenalina...

"A adrenalina nos deixa em alerta e produz reações físicas: tonifica os músculos, acelera os batimentos cardíacos e dilata as pupilas. Os músculos intercostais superiores, aqueles que ficam na região do tórax, contraem-se para aumentar a quantidade de oxigênio no sangue o mais rapidamente possível com o objetivo de fornecer energia. Isso prepara o corpo para agir com rapidez, caso necessário. “Em algumas situações, a tensão é tanta que pode causar dor na região torácica”, diz o médico e especialista em ansiedade e estresse Geraldo Possendoro, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)."

Fonte: Revista Galileu, publicado em 28/06/2014.
anônima
06/08/2018 15h35
no emocional que é na região do torax
18/10/2018 16h28
Eu acho que é psicológico, mas nossas emoções afetam de verdade os nossos orgãos.
anônima
10/01/2019 13h37
Acho que não é no coração
eles respondem
05/08/2018 13h19
Não sou médico, mas já li a respeito.
A dor emocional ativa a mesma região no cérebro, que a dor física.
Sentimos no peito, por causa da adrenalina, que age no coração e sistema digestivo. Em vários lugares, mas sentimos mais no peito.
É algo assim. Faz tempo que fiz essa pesquisa.
06/08/2018 15h34
Interessante pras pessoa que não possuem depressão é saberem que quando a pessoa depressiva esta em crise ela sente esse aperto horrível no peito todo o tempo, e pode durar dias a fio. E sem motivo aparente, basta um gatilho inconsciente.
anônimo
05/08/2018 14h07
É dor de tristeza mesmo. Pode ser em qualquer parte ;/