não, se ele for introvertido e gastar o tempo dele com coisas inúteis, ele pode desperdiçar o tempo dele tanto quanto um extrovertido, e a sua introversão servir de nada
Pelo o que eu via nos meus tempos de escola, os mais reservados eram os mais inteligentes enquanto os extrovertidos se afundavam nas notas. Não porque eram burros, mas porque eles não ligavam. Tudo é questão de prioridades .
Depende, isolamento hoje em dia pode ser pornhub/poker online/instagram. Como usa esse tempo que importa.
Nada impede alguém de estudar e aproveitar o tempo com amigos ou socializando. Até por que, estudar as pessoas, observar comportamentos, conversar, dialogar e trocar idéias, é um grande exercício mental.
Já conheceu um inteligente idiota? Conheço um, o cara é um crânio mas um zero à esquerda com mulheres, tá sustentando a esperta até hoje.
Não precisa ser um eremita, não precisa passar 10h no boteco.
Depende muito, como sou da área de TI, durante minha vida acadêmica eu conheci muita gente estranha, eu que me achava introvertido perto deles era um cara extrovertido, os caras eram muito bons em lógica e cálculo, mas nas ciências humanas e política, eles não eram muito chegados, depende da área de inteligência que você fala, mas em geral eu acho que depende muito.
Olha, não me lembro de ter visto uma única pessoa extrovertida e muito comunicativa sendo exemplo na escola.
Acho que pessoas pessoas muito voltadas pra ciência ou tecnologia acaba tendo dificuldade de encontrar gente para compartilhar esse conhecimento e acabam se fechando mais.