Se alguém puder me explicar por favor não entendo nada disso. O que seria privatizar a Petrobrás ? Isso seria bom ou ruim?

elas perguntam
3 0
eles respondem
08/08/2018 02h01
Vender ela para uma empresa privada, fazendo com que ela tenha um dono.. Para que a sua administração se torne eficiente e principalmente, para que o povo não pague pelos prejuízos que ela vem dando por causa da corrupção.
anônimo
08/08/2018 02h47
Vender a estatal pro capital estrangeiro, pra fazer lobby entre estado + empresa privada em prol de benefícios de ambos os lados. É ruim logicamente, nenhum país que tem como fator forte na economia o denominado ''ouro negro'', sai vendendo as próprias margens de lucro. Esse papo de corrupção não cola, visto que a corrupção em geral representa apenas 0,36% da receita total da empresa no período do escândalo, uma vez privatizada não impede do estado se apropriar da empresa e gerar novos escândalos, aliás, foi o que mais ocorreu nos últimos anos. O que tem de ser feito é uma reforma politica para criminalizar praticas abominatórias como essa.
08/08/2018 02h41
Privatizar uma estatal é vender para a iniciativa privada. Ou seja, o governo perde o controle majoritário da empresa. Por ela ser uma empresa estatal, isso significa que ela possui a maior parte das ações da mesma (+51%), tendo a palavra final dentro da companhia.

Empresas estatais poderiam ser ótimas se todo o dinheiro ganho com elas fossem, de fato, reaplicadas na sociedade. Porém, na maioria dos casos, só serve mesmo para encher o cu dos sócios e do governo de dinheiro.

Mas não adiantaria nada o Brasil vender a Petrobras e não abrir o mercado para o capital estrangeiro, e principalmente, reduzir os custos de importação. Infelizmente, além de inúmeras "burrocracias" que o Brasil impõe para as importações, ainda as taxas são demasiadamente elevadas e complexas. Todos os países desenvolvidos são de capital aberto, ou seja, permitem o investimento de capital estrangeiro. Mas o Brasil, por ser dominado por políticos esquerdistas, corruptos e burros, dizem que se permitirem isso, os "chineses e americanos" vão comprar tudo aqui. Que venha! O mundo é uma união de forças, e não essa mesmice brasileira. Além disso, quanto mais houver uma economia de livre mercado, menores serão as chances de haver monopólios, mas o povo em geral não entende essas coisas.