Ah, dificilmente vou ganhar mais do que já ganho depois de me graduar. Estudo pelo prazer mesmo
anônima
11/08/2018 17h44
Não tenho curso superior e ganho mais do que muitos doutorzinhos por aí.O problema de algumas pessoas que não estudam é que não procuram ou dedicam em outras formas de ganhar dinheiro, eu sou jovem comecei com pouco e hoje estou muito bem financeiramente
anônima
11/08/2018 13h39
Eu já sabia disso! Quero ser doutora e ter vários canudinhos :)
08/09/2018 07h37
Eita, reportagem mal escrita! Não consegui ler tudo, mas deu para entender a essência da informação.
Eu estudo por satisfação pessoal. Eu trabalho como técnica e não saí dessa condição porque os empregos de nível superior que tive oportunidade de atuar, aumentariam a minha responsabilidade e o salário seria igual. Essa história de novos desafios não rola comigo, prefiro o dinheiro no bolso.
Quase todos os meus amigos da escola técnica estão na mesma situação que a minha: diploma superior na mão, porém com emprego de técnico. Como técnicos antigos, nossos salários são mais altos do que um mestre recém-chegado na empresa. Só os doutores novatos ganham mais do que nós, quase o dobro porque a gratificação de um doutor dobra o salário. Pouquíssimos de meus amigos se animaram em cursar o doutorado porque demanda muito tempo, 4 anos sem vida social e já estão com filhos, casados ou curtindo a solteirice viajando o mundo todo. Apenas os voltados para o meio acadêmico/pesquisa é que se submeteram ao doutorado.
eles respondem
11/08/2018 13h44
Cara, pior que até com superior não tem nada garantido. Além de estar fazendo o superior, estou procurando outras coisas a mais para fazer para ganhar algum diferencial.
11/08/2018 15h15
Vale salientar que uma pesquisa feita há um tempo pelo data folha, constatou que a maioria dos formandos com ensino superior que consegue altos rendimentos já é de classe - média - alta. Uma parcela muito pequena consegue mudar de classe, mesmo possuindo ensino superior. Mas, é claro que ter ensino superior é bom, as pessoas só não podem ter a ilusão de que apenas isso fará subir de vida, ou ganhar salários exorbitantes. Para isso precisa trabalhar duro, estudar sempre para os novos obstáculos, e ter um plano de carreira.
anônimo
11/08/2018 15h18
Só por te superior não garante emprego
anônimo
11/08/2018 13h42
Não concordo com a reportagem.
'Atualmente, um trabalhador com ensino superior completo tem um rendimento médio de R$ 4.911,66,'
Sou graduado e meu salário não chega nem próximo dessa média, alias acredito que nem meus colegas próximos ganham isso, talvez em grandes centros urbanos ou grandes empresas pode ser um salário realista porém na minha realidade é algo fora de cogitação.
11/08/2018 15h19
Conceito burguês.
11/08/2018 13h42
A sociedade que agora se ocupa na produção de diplomas, no futuro terá diplomas a oferecer.
11/08/2018 13h58
Só por diversão.
08/09/2018 07h49
No Brasil é bem assim mesmo. No exterior a tendência é contrária, cursos superiores estão deixando de fazer diferença.
https://qz.com/work/1367191/apple-ibm-and-google-dont-require-a-college-degree/