É correto dar opinião sobre um fato que ainda não vivemos?

Um exemplo grosseiro, a mulher nunca teve nenhuma experiência sexual, mas diz que nunca vai aceitar apanhar na cama, engolir esperma... Se ela não nunca viveu/experimentou nada do tipo, como é possível ela dizer se faria ou não?

Estava ouvindo um padre falando sobre casamento e pensei nisso. Salvo exceções, padres não se casam, então com qual propriedade ele pode falar sobre?

elas perguntam
2 4
eles respondem
anônimo
15/11/2015 15h56
Esse argumento é uma falácia e é hipócrita.
Se for assim, o juiz não pode julgar um criminoso, um pai não pode aconselhar uma filha.
15/11/2015 16h05
Na maioria dos casos acredito que não, experiências de certa forma tbm podem ser adquiridas observando o que é "certo" ou "errado" e suas consequências. Por exemplo, vc não vai fumar crack pq sabe o que pode acabar acontecendo, mas tbm não tem bases concretas pra julgar uma mulher que sofre violência domestica e não faz nada, pois nunca passou por isso, não sabe o quanto o psicológico dessa pessoa pode estar abalado..é complexo depende mto de cada caso.
elas respondem
15/11/2015 15h56
Eu acredito q podemos sim...pois msmo n temos vivenciado já possuímos pensamento crítico sobre diferentes assuntos...a gente deve evitar julgar.. Mas opinar podemos sim..julgamentos nunk são legais...pois o mundo da voltas rs

Eu n engoliria esperma...mas n condeno quem engole..cada um engole o q quiser...mas eu jamais faria isso...posso mudar de opinião até posso..mas creio q n mudaria...mas somos uma constante obra em construção .
15/11/2015 16h37
O ideal seria que ngm julgasse ngm pois por mais que eu tenha vivenciado aquela situação, a outra pessoa pode ter experimentado e reagido de forma diferente. São emoções, experiências, história de vida, expectativas, dramas, traumas.... Uma infinidade de fatores que não se igualam entre as pessoas.
Eu acho que o que é admissível é uma análise critica das situações. Somos seres pensantes e por mais que ngm tenha nada a ver com minha vida, isso não impede quem quer que seja de formar uma opinião a respeito.
Sobre o exemplo do sexo, observo que em mtos casos as pessoas que batem o pé dizendo que não fariam isso e aquilo é pq ainda não tiveram essa experiência. Claro que todos temos nossos limites rígidos mas vejo mta gente que, por imaturidade e/ou inexperiência, diz que nunca fará A ou B só com base no que ouviu, e a gente sabe que na hora nem sempre é como ouvimos falar.
Sobre os padres.......... prefiro não comentar.
15/11/2015 19h18
Acho que a pessoa até pode ter uma opinião bem sólida formada sobre algo que nunca experimentou. Mas julgar os outros por serem diferentes.. Isso daí que eu considero errado. Por exemplo, eu posso muito bem ser heterossexual, mas não achar errado que pessoas do mesmo sexo se relacionem. Acho que só se pode pode julgar o que é bom para si, não para os outros. Cada um sabe da sua própria vida. Pra mim, bem, não quero, ok. Mas não tenho nada a ver com a vida do coleguinha. Pode não ser bom pra mim mas pra ele sim.
16/03/2016 20h13
Acho que pode opinar, mas tb depende do assunto, não é tudo que não experimentamos que é possível dar a opinião. Não sei se fui clara kkkkkkk