1.57K  23/01/2020 18h21

É disseminada a crença de que basta ter um "curso superior" para a pessoa conseguir emprego rentável. Isso é falso.

O que determina a rentabilidade do emprego é a oferta e demanda de profissionais capacitados para exercê-lo.

A demanda de profissionais é determinada por diversos fatores, sendo o principal a pujança da economia do país. Países com economia forte e dinâmica (como EUA) possuem alta demanda por profissionais. Países com economia fraca ou inexistente (como Cuba) possuem baixa demanda. Como consequência, nos EUA uma babá ganha 3000 dólares e em Cuba um médico ganha 50 dólares.

A oferta de profissionais é determinada pela complexidade da profissão. Quanto mais complexa, cara, difícil e demorada for a formação de um profissional, menor será sua oferta e maior será seu salário. Um médico ganha mais que um policial porque medicina é uma profissão mais complexa, cara, difícil e demorada para formar/treinar um profissional do que polícia. Como consequência, é muito mais fácil encontrar profissionais para exercerem policiamento do que medicina.

Se a economia estiver ruim (como no Brasil atual), a demanda por profissionais despenca bastante. Apenas as profissões mais "úteis" e indispensáveis mantêm demanda alta. Isso explica porque um advogado recém-formado rala pra ganhar 2000 enquanto um carpinteiro bom tira 10 mil ou mais fácil.

Criar cursos superiores sem promover crescimento econômico só vai criar uma multidão de gente formada desempregada ou subempregada, e paradoxalmente aumenta os rendimentos de profissões de nível mais baixo (como carpinteiro, pedreiro, encanador, etc) porque muitas pessoas que poderiam estar exercendo-as foi fazer curso superior e deixaram essas áreas menos concorridas (com menos profissionais disponíveis). E esses chamados "cursos superiores" muitas vezes são completamente inúteis para um mercado tão pobre e desaquecido como o brasileiro (Ex: biblioteconomia, museologia, economia, etc)

eles perguntam
13 12
elas respondem
anônima
02/12/2018 12h10
O que determina o sucesso é nunca desistir. Todo vencedor já fracassou algumas vezes.
Sempre digo, faça um curso que possa abrir um negócio ou prestar trabalho como autônomo.
Os melhores são aqueles que entendem a necessidade do cliente.
Estudem técnicas e não somente o que ensinam na faculdade.
Conheço muitas colegas de profissão que estão desempregadas, mas não se sujeitam a buscar contatos e oportunidades profissionais. Já palestrei sem cobrar um centavo pra divulgar o meu trabalho e rendeu clientes.
anônima
28/08/2018 09h08
A moça do churrasquinho ganha mais que os professores dando aulas
anônima
19/08/2018 10h56
Preguiça com seu textão , nem li , só acredito que educação , cultura nunca é demais independente se gera muita renda ou não .
19/08/2018 09h17
A chance de ser bem sucedido e ter "dinheiro" é maior sim para aqueles com curso superior, comparado com pessoas com nível médio. Mas o que determina se a pessoa é bem sucedida ou o valor que recebe, depende de outros fatores.
Vc comparar profissionais de um país da América do Sul com o os EUA para chegar a conclusões não faz sentido, pq vc não esta considerando o tempo de trabalho, as funções desempenhadas, onde e como reside...
19/08/2018 10h58
Olha, o curso superior ajuda, está me ajudando até na questão de concurso, não é 8 nem 80, mas está entre.
anônima
28/08/2018 09h06
Se esse texto foi você mesmo que escreveu você é inteligente, as pessoas precisam saber disso, esses pobres que acham que vão ficar ricos só porque estão com diploma de ensino superior nas mãos, eles não aceitam que isso é verdade e ainda se ofendem
19/08/2018 10h23
Nada disso faz sentido porque faz menos sentido ainda comparar países latinos com os EUA. No Brasil, um pedreiro ganha muito sim, mas trabalha cerca de oito horas por dia, muitas vezes no sol, carregando peso, sem qualquer garantia trabalhista. Assim, prefiro mil vezes ganhar menos, ter saúde, dormir mais e ter meus direitos
19/08/2018 12h30
Pois é, mas com o curso superior as portas encontram-se abertas a possibilidades. Meu professor mesmo disse, vocês podem abrir seu próprio negócio e se dar bem, mesmo não fazendo curso superior. Ele até contou uma história de um morador de rua que lavava carros, ele chegava a fazer R$ 1.500,00 por mês. Não é muito, mas mantém uma casa e uma família.
anônima
19/08/2018 13h48
19/08/2018 11h31
Toque de Midas hahaha.
24/10/2018 05h51
Só tenho high school, e sem dúvidas tenho mais conquistas do que se estivesse em university
anônima
19/08/2018 09h21
Não li tudo mas concordo com o começo. Minha formação e profissão não tem relação. Amooooo o que faço!!!
Obs. Também não ganho dinheiro, mas amo rs.
anônima
23/01/2020 18h21
Isso e relativo. Mas um diploma e um diferencial hoje em dia. Se tá difícil pra quem tem superior, imagina pra quem tem só o ensino médio.
eles respondem
19/08/2018 11h01
Meu irmão quebrou a cara acreditando nisso
19/08/2018 09h22
Acho que quem possui um curso técnico com uma boa demanda no mercado, tem mais chances que um graduado.
02/12/2018 11h59
Concordo contigo @ssantorini

O mundo mudou e esse pensamento faz parte do passado, conselhos dos nossos pais e avós enfim era a realidade deles e isso está ultrapassado. Tem um livro chamado "Pai rico, Pai pobre" onde o autor explana essa questão e fica evidente o quanto ultrapassado é esse pensamento. Na introdução do livro ele conta a história real de uma mulher formada que fez várias graduações e que vivia na "corrida dos ratos" vivendo para pagar boletos nunca sobrava grana. Ela estava casada com um homem tbm graduado e tiveram 2 filhos. Um belo dia ela foi surpreendida após seu filho jovem dizer que queria ser jogador e questiona-la sobre a vida acadêmica uma vez que seus pais tanto estudaram e defendiam isso mas viviam uma vida de perrengues, apertada enquanto que os jogadores muitos nunca terminaram o colegial e eram ricos. O livro continua a explanação e mostra os conselhos do pai rico e do pai pobre. Leitura interessante e que me ensinou muito.
19/08/2018 09h14
Pergunte a quem acha isso.
Quer preencher querido diário de textao tnc
19/08/2018 15h44
Conheço pessoas com doutorado nisso e naquilo que ganha muito menos que um comerciante bem ativo na área. A questão é que algumas pessoas nasceram para trabalhar para os outros, e outras nasceram para se arriscar e ser patrão. O brasileiro não tem ambição, e já cresce com a ilusão de que precisa se estabilizar na vida para ficar "garantido" com o dinheiro dos outros. Diferente de outros países que os "direitos" trabalhistas são bem limitados o que força as pessoas a estudar e trabalhar arduamente sem parar. Infelizmente, o sonho da maioria dos brasileiros é tirar um diploma para trabalhar para o estado. Por isso este país fica para trás.
19/08/2018 10h50
Pior que essas pessoas passam 5 anos em uma Universidade pública e depois que saem, como não há vagas no mercado, se hospedam em alguma repartição pública para o resto da vida. Ou seja, alguém que não gera um centavo sequer passa a vida toda às custas daqueles que geram riqueza.
No futuro, vão vender os diplomas para comprar comida.
19/08/2018 09h24
O Brasil ainda não tem índice de pessoas c nível superior comparável a outros países imediatamente mais bem colocados em rankings, como desenvolvimento e idh.
Ou seja, está correndo atrás de um déficit antigo.
Não há superpopulação de gente qualificada aqui, como se induz no seu comentário.
19/08/2018 09h21
“É muito mais fácil encontrar profissionais para exercerem policiamento“

Duvido. Pega uma M16 que só trava e um colete que não presta. E sobe em uma favela do Rj. Essa porra não é pra qualquer um não, no treinamento poucos consegue.
anônimo
19/08/2018 16h00
Cela preferencial
anônimo
28/08/2018 09h21
Cursa quem quer, tudo que você faz é um investimento, que pode dar certo ou não.
Claro que quem se dispõe a ficar estudando e gastando anos em um curso, vai querer sair de lá e ter algo, o problema é as universidades olharem com desdém para o mercado, não é culpa dos alunos.
28/08/2018 09h28
A universidade é um lugar onde se encontram pessoas de diferentes culturas e opinião politica. A convivencia e discussão de ideias fora da sala é um dos pontos mais importante da universidade.

Esses cursos para ser professor ou bibliotecomia, etc sao cursos q o governo é meio q obrigado a contratar os formados então garantem um emprego. Alem do q ser professor ou bibliotecario tem um significado muito forte do ponto de vista do controle de acesso ao conhecimento.

Medico e policial é algo q precisa ter mais vocação do q outras profissões.

Engenheiros, programadores, administradores tem mais espaço na iniciativa privada mas a concorrencia e os ganhos são maiores.

Sem curso superior a pessoa não tem nem como concorrer a muitas dessas vagas, mas se for empreendedor e tiver habilidade nos negocios podr se dar bem tb.

Concordo q a universidade não é garantia q a pessoa vai se dar bem, mas facilita muito as coisas e é uma experiência muito importante.
23/01/2020 18h14
Atenda demandas do mercado e das pessoas. Não importa curso ou diploma. Seja bom no que faz, tenha ética e dê suporte a seus clientes.
Curso superior nada mais é que um canudo para você obter registro de conselho parasitário profissional. Você aprende mesmo é na vida real, no dia-dia, praticando. Tá cheio de bacharéis por aí que não sabem sequer fazer contas e escrever um texto de 5 linhas sem cometer uns 10 erros grotescos de português. Também não sabem quase nada de sua área.